Agência projeta que demanda por energia crescerá mais de 25% até 2040

Agência projeta que demanda por energia crescerá mais de 25% até 2040

A demanda global de energia crescerá mais de 25% até 2040, o que requer mais investimento na produção convencional de petróleo para evitar uma crise de fornecimento a médio prazo, alertou a Agência Internacional de Energia – AIE.

A advertência foi feita durante a apresentação do relatório anual Perspectivas para a Energia Mundial 2018, em um evento realizado em Londres.

A AIE também afirma que, apesar dos avanços das fontes renováveis, o mundo está longe de cumprir os objetivos estabelecidos para combater a mudança climática.

O aumento da demanda mundial por energia até 2040 vem, sobretudo, das economias em desenvolvimento da Ásia, especialmente da Índia.

A agência prevê que o país supere os Estados Unidos e a União Europeia (UE) em 2025 como um dos principais consumidores mundiais.

A demanda por combustíveis fósseis seguirá crescendo globalmente nos próximos anos, de acordo com a organização, mesmo com os avanços das fontes de energia alternativa.

Em parte, esse consumo será suprido pelo petróleo e gás de xisto dos Estados Unidos, que se tornarão o maior produtor mundial na próxima década, segundo a AIE.

Ela prevê que a liderança dos Estados Unidos na produção de petróleo e gás colocará pressão nos governos produtores convencionais, muitos deles membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que dependem dos recursos vindos da venda de barris para bancar o desenvolvimento nacional.

A agência recomenda que esses países dobrem os investimentos de curto prazo nos projetos de extração de petróleo.

Caso contrário, pode haver uma escassez de fornecimento e uma escalada dos preços em meados da próxima década.

Você pode gostar também

Limeira

Brasileiros acreditam em aumento de 0,2 ponto percentual na inflação

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação acumulará taxa de 5,4% nos próximos 12 meses. O resultado de julho da Expectativa de Inflação dos Consumidores, medida pela Fundação Getulio Vargas

Limeira

Ação de governo zera falta de remédios na Saúde de Limeira

A administração do prefeito Mario Botion concretiza uma etapa fundamental para garantir a saúde da população limeirense. Nesta sexta-feira (9), toda a cesta de medicamentos, com 242 itens, atingiu 100%

Limeira

Botion apresenta ações para os primeiros meses de governo

O prefeito de Limeira, Mario Botion, apresentou o plano de ações para os primeiros meses de administração, em evento realizado no Teatro Nair Bello. A cerimônia ocorreu na tarde desta

Deixe seu comentário