Alunos aprendem observação científica no projeto Plantando Batata com Ciência

DSC_8746

Foto: Divulgação


Os alunos do 5º ano da Ceief Jamile Caram de Souza Dias participaram de um experimento científico do Projeto Plantando Batata com Ciência na manhã desta quinta-feira (14). O pesquisador e idealizador do projeto, José Alberto Caram de Souza Dias, apresentou as formas de transmissão de vírus para plantas sadias.

Ele explicou que por meio de experimentos simples os estudantes aprendem conceitos científicos, como a observação e avaliação. Segundo o pesquisador, o processo de transmissão de doenças como a dengue é o mesmo. “Os alunos estão compreendendo como se dá a contaminação; cada um deles será um defensor do meio ambiente no futuro.” Caram ainda destacou que a atividade promove o espírito do desafio e da aquisição de conhecimento: “o Brasil precisa de cientistas”, frisou.

Gerard Alister Bonet, tem apenas dez anos e já escolheu o seu futuro: “Eu quero ser cientista”, falou. Mas enquanto é criança, já faz a sua parte. “Tudo o que aprendo levo para casa.” Ana Laura Buck, que também tem dez anos, passa para a mãe o conhecimento adquirido na hora de ir no supermercado. “Agora a gente só compra alimentos pequenos, porque quando é muito grande pode ser um alerta que tem agrotóxico.”

Outra aluna que se apaixonou pela ciência é a Micaela Antunes Toledo, 10. “Quando crescer, quero trabalhar com a natureza”, falou. Ela já percebeu que o alimento natural é melhor para a saúde. Micaela contou que quando a batata fica pronta para o consumo a escola utiliza na merenda. “É muito legal comer algo que ajudei a produzir.”

A diretora da unidade, Silvana Alves Melo, afirmou que o projeto tem um papel fundamental para desenvolver consciência ambiental nos alunos. “É um aprendizado a mais, fora do cotidiano; isso contribui até mesmo no comportamento”, disse.

Você pode gostar também

Limeira

Forças Armadas fazem operação no Rio de Janeiro

Cerca de 2.500 militares das Forças Armadas fazem hoje (29) uma operação no Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo, na zona metropolitana do Rio, e na Baía de

Limeira

Jonathan Nemer chega a Limeira nesta quinta

Na agenda do Teatro Vitória desta quinta-feira (3) o humor é o destaque. Às 20h, acontece o stand-up com Jonathan Nemer. A realização é de Suéber Melo, com o apoio

Limeira

Moro propõe mais rigor para progressão de pena e prescrição de crimes

Na primeira entrevista coletiva concedida após ter aceitado o convite para ser ministro da Justiça, o juiz federal Sergio Moro afirmou hoje (6), em Curitiba, que pretende apresentar um conjunto

Deixe seu comentário