Aneel promove dia 31 leilão para geração de energia para Boa Vista

Aneel promove dia 31 leilão para geração de energia para Boa Vista

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará, na sexta-feira (31), o leilão de geração de energia para suprimento da cidade de Boa Vista, capital de Roraima, e localidades conectadas. O estado é o único não integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, atualmente, tem o seu fornecimento de energia gerado a partir de usinas termelétricas e da Venezuela.

O certame será realizado em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A iniciativa é “uma medida estruturante para melhorar a qualidade e a eficiência do fornecimento no estado de Roraima”, disse a Aneel.

O leilão será realizado na sede da CCEE, em São Paulo, a partir das 10h, por meio de sistema eletrônico. No total, 156 empreendimentos se cadastraram para participar do leilão. Os projetos somam 6 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Podem participar do leilão empreendimentos de fontes renováveis, como hídrica, solar, eólica, biomassa, biogás, ente outras; fóssil, ou ainda mediante o uso misto de fontes, contendo ou não tecnologia de armazenamento de energia. O início do suprimento está previsto para 28 de junho de 2021.

Para o certame, serão contratados dois tipos de produtos, por potência e energia. Na modalidade potência, está prevista a contratação de dois subprodutos, gás e renováveis, e outro, de demais fontes. No primeiro subproduto serão contratadas soluções de suprimento que tenham como fontes primárias gás natural ou renováveis, com término de suprimento em 27 de junho de 2036.

No subproduto demais fontes serão contratadas outras soluções não enquadradas nas opções anteriores, com término de suprimento em 27 de junho de 2028. Os vendedores poderão considerar em seus lances as perdas elétricas até o ponto de entrega e até mesmo perdas internas e o consumo interno do empreendimento.

Você pode gostar também

Nacional

Economia brasileira crescerá 0,4% este ano, prevê Cepal

O Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) do Brasil crescerá 0,4% este ano, segundo projeção da Comissão Econômica para a América Latina e

Nacional

Enem: gabaritos saem na quarta e resultado final no dia 19 de janeiro

Os estudantes terão acesso ao resultado final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 19 de janeiro. No resultado, poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro

Nacional

FMI avalia que economia brasileira está perto de sair da recessão

O Fundo Monetário Internacional (FMI) avalia que a economia brasileira dá sinais de que está perto de deixar o período de recessão, no entanto, as perspectivas dependem da aprovação de

Deixe seu comentário