Audiência da Saúde indica aumento de exames; dengue cai 88%

A Secretaria de Saúde de Limeira fez a prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre desde ano (janeiro a abril). O evento ocorreu em Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (31), na Câmara Municipal, atendendo ao princípio da transparência preconizado por legislação federal. Exames laboratoriais aumentaram, enquanto incidência de dengue apresentou redução.

De acordo com o balanço, o número de exames realizados pelo Centro Municipal de Patologia Clínica cresceu 74%. Foram 297.735 exames coletados neste ano, contra 170.852 no mesmo período do ano passado. Segundo a coordenadora do laboratório, Marisa Lang, o crescimento relaciona-se à da queda do poder aquisitivo da população. “Os pacientes migraram da rede particular para o SUS”. Ela ressaltou, ainda, que toda a demanda foi atendida graças ao empenho dos funcionários e aos equipamentos de qualidade. “Trabalhamos com tecnologia de ponta.”

Os dados também demonstraram aumento de 11% no volume de consultas de clínica geral nos Centros de Saúde da Família. Foram 40.389 pacientes atendidos nos primeiros quatro meses deste ano, contra 36.337 no mesmo período do ano passado. A tendência foi observada nas consultas de ginecologia, com 6.465 neste ano e 4.840 em 2016 (aumento de 33%). Já as consultas de pré-natal mantiveram-se praticamente inalteradas, com 3.140 neste ano e 3.043, aumento de 3%.

DENGUE
Outro aspecto significativo foi a redução da incidência de dengue na cidade. A Vigilância Epidemiológica registrou 11 casos de dengue, contra 95 contabilizados no mesmo período de 2016, uma redução de 88%. O resultado positivo está, em parte, ligado ao trabalho preventivo para controle da dengue, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses em imóveis comerciais e residenciais da cidade. Os agentes visitaram de janeiro a abril, 56.929 endereços, contra 21.315 no mesmo período do ano passado, um aumento de 167%.

Atendendo à determinação do prefeito Mário Botion, houve também a intensificação da vistoria de pontos considerados estratégicos em razão da pré-disponibilidade de materiais para o surgimento de criadouros. Foram 1.060 locais fiscalizados pelos agentes, número 63% superior ao ano passado, quando o município registrou 648 visitas. Quanto aos imóveis especiais (com grande aglomeração de pessoas), houve 219 visitas neste ano e 150 no ano passado – crescimento de 46%.

Você pode gostar também

Limeira

Secretaria de Saúde de Limeira abre processo seletivo para contratação de médicos

A Secretaria de Saúde de Limeira abriu processo seletivo simplificado (Nº 02/2016) para contratação de médicos diaristas. Há uma vaga de médico com residência ou especialização em neuropediatria e duas

Limeira

Cemitérios Saudade I e II recebem corte de mato

A Prefeitura de Limeira realiza corte de mato desde terça-feira nos cemitérios Saudade I e II, dentro do programa permanente de capinação, que está sendo intensificado nesta semana por causa

Limeira

Eventos interditam ruas em Limeira neste fim de semana

Em decorrência de eventos em Limeira, algumas ruas da cidade serão interditadas neste fim de semana (30 e 31 de julho). O departamento de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana

Deixe seu comentário