Audiência mostra aumento de 33,5% na coleta de exames

Audiência mostra aumento de 33,5% na coleta de exames

A Secretaria de Saúde de Limeira fez a prestação de contas relativas ao segundo quadrimestre desde ano (maio a agosto), durante Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal. O evento, que atende ao princípio da transparência previsto em legislação federal, contou com presença de diretores e servidores da pasta, além do público em geral.

Um dos destaques girou em torno do crescimento de 33,5% do volume de exames no Centro Municipal de Patologia Clínica. No segundo quadrimestre de 2017, foram coletadas 313.377 amostras, contra 234.697 no mesmo período do ano passado. Do total de coletas, 445 ocorreram na casa de pacientes acamados.

Os dados também demonstraram aumento dos procedimentos na Policlínica. Foram atendidos 2.705 pacientes nas consultas com cardiologista. Em 2016, foram 2.128 (aumento de 27,1%). As consultas com cirurgião geral também seguiram a tendência, sendo 2.069 em 2017 e 1.774 em 2016 (aumento de 16,6%). Já as consultas com dermatologista totalizaram 1.431, contra 1.061 em 2016 (aumento de 34,8%).

Ainda de acordo com o balanço apresentado na audiência, houve intensificação da vistoria a locais considerados críticos para o controle da dengue. Segundo a chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, os agentes vistoriaram 782 pontos estratégicos de maio a agosto deste ano, contra 688 no mesmo período do ano passado – um aumento de 13,6%.

Também foram realizadas 190 vistorias a imóveis especiais, índice 2,7% superior ao ano passado, quando 185 pontos receberam inspeções. “Estamos com 100% de cobertura nos imóveis que apresentam risco em decorrência de acúmulo de materiais que podem facilitar a transmissão do Aedes aegypti ou que apresentam grande aglomeração de pessoas”, frisou Pedrina.

O trabalho de prevenção à dengue trouxe impactos positivos no controle da doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os casos de dengue mantiveram-se estáveis no período: foram nove registros de maio a agosto deste ano, contra oito contabilizados em 2016. Porém, no comparativo de janeiro a agosto, a redução foi significativa e passou de 103 casos confirmados em 2016 para apenas 21 neste ano.

Você pode gostar também

Limeira

Catedral Nossa Senhora das Dores recebe plantio de mudas com novos Espaços Árvore

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou na manhã de hoje (6) o plantio de quatro mudas de Ipê Roxo de Bola (Handroanthus

Limeira

Palestra sobre machismo acontece na Câmara

A Câmara Municipal de Limeira sediou nesta terça-feira (1º), uma palestra ministrada pelo psicólogo e sociólogo Flávio Urra, com o tema “O Machismo mata: Mulheres e Homens”, voltada à conscientização

Limeira

Espetáculo Aurora é hoje e amanhã, no Teatro Vitória

Hoje (05) e amanhã, o Studio de Dança Daniela Alonso realiza, às 20h, seu espetáculo anual, no Teatro Vitória. A apresentação deste ano é intitulada “Aurora” e a entrada custa

Deixe seu comentário