Bosque Maria Thereza conquista os limeirenses

Toda a intensidade do verde, muita sombra e uma novíssima pista de caminhada transformaram o Bosque Maria Thereza em um dos principais pontos de lazer dos limeirenses. Inaugurado pela Prefeitura de Limeira em 15 de setembro, no local do antigo zoológico municipal, o bosque ocupa uma área de 20 mil metros quadrados bem no centro da cidade. Um privilégio para quem gosta do contato com a natureza e da tranquilidade proporcionada pelo barulho dos pássaros.

Fotos: Adilson Silveira

Dois playgrounds, sendo um adaptado, uma área para piquenique e um redário completam o cenário. O grande destaque é um lago que foi revitalizado e cercado com pedras para dar segurança aos frequentadores. Os mais atentos podem até encontrar um cágado que nada tranquilamente em meio a dezenas de peixes. O lago é formado por uma nascente, totalmente preservada, que deságua no Ribeirão Tatu.

A frequência de visitantes no parque tem aumentado a cada semana, são idosos, mães carregando seus bebês, estudantes, cães passeando com seus donos, entre outros. Nesta quinta-feira, 6 de outubro, a professora de educação física Suellen Franco de Moraes, 29 anos, comandava uma aula de percussão para 15 crianças e adolescentes atendidos pela Associação Casa de Misericórdia. “Os alunos é que sugeriram vir aqui. Gostei bastante, pois o ambiente é bem agradável.”

Morador da Vila Cavinato, Vinícius Nogueira, de 33 anos, também aproveita essa nova opção de lazer da cidade. Pai de duas crianças, uma de oito e outra de um ano, ele costuma ir a pé até o bosque. “Ficou bem legal, principalmente a área de brinquedos para crianças com deficiência. Espero que o local seja sempre bem cuidado”, disse.

O projeto paisagístico procurou intervir o mínimo possível na vegetação existente, que é remanescente de Mata Atlântica. Segundo o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, houve apenas a retirada de duas árvores que já estavam secas e ameaçavam cair. Mesquita informou que o Bosque reúne mais de 20 espécies da flora brasileira, como palmeiras, guapuruvu, jatobá, oiti, pau-brasil, pau-ferro, entre outros. “Alguns exemplares têm mais de 150 anos”.

As árvores do parque servem de abrigo para inúmeras espécies de aves que buscam alimento durante o dia e voltam à noite para dormir. “Há até mesmo dois casais de tucanos que estão com cria. O ninho foi construído em duas palmeiras”, disse. Mesquita relatou que as árvores também servem de residência para serelepes (espécies de esquilos) e saguis.

Atração Turística
Tiago Bravin, 25 anos, de Ipatinga (MG), veio assistir a um casamento em Limeira e aproveitou para conhecer o bosque. Ele escolheu a parte do lago onde há a inscrição “D. Maria Thereza”, rodeada por plantas ornamentais, para tirar uma foto com toda família. “Achei muito bacana, é uma área ao mesmo tempo ecológica e divertida. Tudo é organizado, gostei também do cuidado com a sinalização do local”.

Outro frequentador, Peterson de Souza, de 25 anos, do Jd. Novo Horizonte, contou que vai ao bosque todos os domingos para praticar atividade física e apreciar o contato da natureza. “Aqui tem sombra o dia todo, dá para correr, encontrar os amigos e conversar”, ressaltou.

O Bosque Maria Thereza – Prefeita Maria Thereza de Barros Camargo – funciona todos os dias, das 6h às 22h. É possível acessar o local por três entradas: Portão A (rua Roberto Mange, 115); Portão B (rua Boa Morte, s/nº); Portão C (rua Tupinambás, s/nº). O local recebe a ronda da Guarda Civil Municipal e patrulhamento do pelotão ciclístico. À noite, conta com iluminação especial.


PARTICIPE

Quer saber tudo sobre Limeira e região? Mande um WhatsApp para o número (19) 99501-5532 e passe a receber as principais notícias e informações sobre a cidade através do aplicativo. Faça parte do Alô e convide seus amigos para participar também!




Você pode gostar também

Limeira

CCR destaca importância de um trânsito seguro a crianças durante festival esportivo

Foi realizado nesse domingo (11), o 2º Festival do Jogando Junto, projeto da Winner Limeira Basquete e Prefeitura Municipal de Limeira, que ensina basquete gratuitamente para meninos e meninas de

Limeira

Gilmar Mendes arquiva outro inquérito contra senador Aécio Neves

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no qual é investigado por supostamente ter atuado para

Limeira

Avenida Dr. Antonio de Luna é recapeada

A Prefeitura de Limeira deu início, nesta terça-feira (28), ao recapeamento da avenida Dr. Antonio de Luna, no Jardim Aeroporto. Os motoristas devem estar atentos aos desvios sinalizados, além de

Deixe seu comentário