Bosque Maria Thereza conquista os limeirenses

Toda a intensidade do verde, muita sombra e uma novíssima pista de caminhada transformaram o Bosque Maria Thereza em um dos principais pontos de lazer dos limeirenses. Inaugurado pela Prefeitura de Limeira em 15 de setembro, no local do antigo zoológico municipal, o bosque ocupa uma área de 20 mil metros quadrados bem no centro da cidade. Um privilégio para quem gosta do contato com a natureza e da tranquilidade proporcionada pelo barulho dos pássaros.

Fotos: Adilson Silveira

Dois playgrounds, sendo um adaptado, uma área para piquenique e um redário completam o cenário. O grande destaque é um lago que foi revitalizado e cercado com pedras para dar segurança aos frequentadores. Os mais atentos podem até encontrar um cágado que nada tranquilamente em meio a dezenas de peixes. O lago é formado por uma nascente, totalmente preservada, que deságua no Ribeirão Tatu.

A frequência de visitantes no parque tem aumentado a cada semana, são idosos, mães carregando seus bebês, estudantes, cães passeando com seus donos, entre outros. Nesta quinta-feira, 6 de outubro, a professora de educação física Suellen Franco de Moraes, 29 anos, comandava uma aula de percussão para 15 crianças e adolescentes atendidos pela Associação Casa de Misericórdia. “Os alunos é que sugeriram vir aqui. Gostei bastante, pois o ambiente é bem agradável.”

Morador da Vila Cavinato, Vinícius Nogueira, de 33 anos, também aproveita essa nova opção de lazer da cidade. Pai de duas crianças, uma de oito e outra de um ano, ele costuma ir a pé até o bosque. “Ficou bem legal, principalmente a área de brinquedos para crianças com deficiência. Espero que o local seja sempre bem cuidado”, disse.

O projeto paisagístico procurou intervir o mínimo possível na vegetação existente, que é remanescente de Mata Atlântica. Segundo o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, houve apenas a retirada de duas árvores que já estavam secas e ameaçavam cair. Mesquita informou que o Bosque reúne mais de 20 espécies da flora brasileira, como palmeiras, guapuruvu, jatobá, oiti, pau-brasil, pau-ferro, entre outros. “Alguns exemplares têm mais de 150 anos”.

As árvores do parque servem de abrigo para inúmeras espécies de aves que buscam alimento durante o dia e voltam à noite para dormir. “Há até mesmo dois casais de tucanos que estão com cria. O ninho foi construído em duas palmeiras”, disse. Mesquita relatou que as árvores também servem de residência para serelepes (espécies de esquilos) e saguis.

Atração Turística
Tiago Bravin, 25 anos, de Ipatinga (MG), veio assistir a um casamento em Limeira e aproveitou para conhecer o bosque. Ele escolheu a parte do lago onde há a inscrição “D. Maria Thereza”, rodeada por plantas ornamentais, para tirar uma foto com toda família. “Achei muito bacana, é uma área ao mesmo tempo ecológica e divertida. Tudo é organizado, gostei também do cuidado com a sinalização do local”.

Outro frequentador, Peterson de Souza, de 25 anos, do Jd. Novo Horizonte, contou que vai ao bosque todos os domingos para praticar atividade física e apreciar o contato da natureza. “Aqui tem sombra o dia todo, dá para correr, encontrar os amigos e conversar”, ressaltou.

O Bosque Maria Thereza – Prefeita Maria Thereza de Barros Camargo – funciona todos os dias, das 6h às 22h. É possível acessar o local por três entradas: Portão A (rua Roberto Mange, 115); Portão B (rua Boa Morte, s/nº); Portão C (rua Tupinambás, s/nº). O local recebe a ronda da Guarda Civil Municipal e patrulhamento do pelotão ciclístico. À noite, conta com iluminação especial.


PARTICIPE

Quer saber tudo sobre Limeira e região? Mande um WhatsApp para o número (19) 99501-5532 e passe a receber as principais notícias e informações sobre a cidade através do aplicativo. Faça parte do Alô e convide seus amigos para participar também!




Você pode gostar também

Limeira

Brasil está preparado para ser campeão na Copa, diz furacão Jairzinho

A equipe montada por Tite está preparada para ser campeã do mundo na Rússia. A previsão poderia ser mais uma, em um país de 200 milhões de técnicos. Mas ganha

Limeira

No Brasil, Malala defende que a educação é o melhor investimento

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, em visita hoje (9) à capital paulista, defendeu a educação a longo prazo como melhor investimento, em especial para o desenvolvimento feminino. “O empoderamento das

Limeira

Acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão feridos em 10 anos

Os acidentes no trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de brasileiros feridos nos últimos dez anos, e representaram um custo de cerca de R$ 2,9 bilhões para o Sistema Único

Deixe seu comentário