BRK Ambiental registra aumento de 20% na produção de água em Limeira

BRK Ambiental registra aumento de 20% na produção de água em Limeira

O consumo de água em Limeira em dezembro de 2018 foi o maior registrado pela concessionária desde 2014. A BRK Ambiental aponta que o volume de água distribuído no município nos últimos quatro anos foi historicamente menor em função da mudança de comportamento da população desde a crise hídrica que atingiu o estado de São Paulo.

“Observamos nos últimos dois meses que tem havido uma recuperação do volume que deixou de ser consumido no passado pelos limeirenses. Os estímulos e campanhas realizados entre 2014 e 2015 promoveram uma mudança de comportamento que resultaram numa queda de consumo considerável até aqui” afirma Mauro Neves, diretor regional da BRK Ambiental e responsável pela operação de Limeira.

Em 2018 a concessionária realizou campanhas de conscientização para o consumo consciente ao observar uma tendência de retorno aos patamares de consumo do passado. No entanto, as altas temperaturas e o período de férias escolares podem ter contribuído para o registro de consumo acima do comum.

Em dezembro de 2014 a concessionária produziu 1.786.314 m3 para abastecer o município, no mês passado o volume foi de 2.149.388 m3. A produção de água por cliente por dia em 2014 foi de 217 litros, com a crise hídrica houve uma mudança de comportamento e redução para 204 litros por habitante dia em 2015. Ao longo dos anos há uma recuperação do consumo, chegando em 221 litros por habitante dia em 2018.

Ao consumir mais água os clientes percebem reflexos nas contas mensais, em especial para aqueles que acabam mudando de faixa de cobrança. Um cliente que normalmente consome 10 mil litros de água por mês paga R$ 2,12 a cada mil litros de água. Já quem consome 15 m³, entra na segunda faixa de consumo, onde o valor passa para R$ 2,91.

Nos últimos dias a concessionária registrou um aumento nos atendimentos de questionamento do valor da fatura e tem trabalhado para informar a população e tratar caso a caso. A concessionária vai realizar um plantão de atendimento na manhã do próximo sábado 02/02 para tirar dúvidas da população.

“A orientação para os clientes que notarem aumento excessivo de consumo apontado nas contas de água e esgoto é procurar pela concessionária. É importante que se faça a comparação não só com a conta do mês anterior, mas também com a fatura do mesmo período do ano anterior” reforça Neves. Comparar o consumo com o mesmo período do ano anterior é uma forma de verificar se ele é mesmo atípico ou se está dentro do padrão. Isso porque aumentos e reduções sazonais das contas podem ocorrer de acordo com o período do ano, se mais quentes ou mais frios, férias, etc. essas mudanças podem afetar o volume de água consumida. No site da BRK Ambiental (brkambiental.com.br/limeira) os clientes podem consultar o histórico de consumo de 2018.

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