Calouros da Unicamp recebem informações sobre Dengue durante recepção

Foto: Adilson Silveira

Foto: Adilson Silveira


Uma parceria entre a Unicamp e a Prefeitura de Limeira levou informação sobre a dengue aos alunos das faculdades de Ciências Aplicadas e de Tecnologia da instituição. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, durante a recepção aos calouros, quando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montou um estande de prevenção à dengue, zika e chikungunya. A iniciativa está inserida na campanha “Faça Sua Parte” e também ocorreu nos dias 18 e 22.

No local, os alunos conheceram as ações que devem ser adotadas para eliminar o mosquito Aedes aegypti, além de aprender um pouco mais sobre as três doenças. Com o auxílio de um microscópio, foi possível observar as características físicas do mosquito e o seu ciclo de vida completo, desde os ovos até a fase adulta.
“Essa experiência foi bem proveitosa. Os jovens têm curiosidade para conhecer a dengue e estão disponíveis para fazer a prevenção corretamente. Precisamos ser mais fortes que o mosquito”, informou a agente de controle de endemias do CCZ, Sandra Regina Alves Clemente.

De acordo com o estudante do segundo ano de Administração Pública, Pedro Giudice Siqueira, de 20 anos, a iniciativa foi válida, pois boa parte dos estudantes está saindo de casa pela primeira vez. Na avaliação dele, esse é um bom momento para estimular ações de prevenção. “Os jovens entram na universidade com a mente aberta”, salientou. Outra aluna, Alexia Dalfré, do curso de Administração, considerou importante a conscientização dos estudantes. “A prefeitura e a Unicamp estão mostrando para os novos alunos como se faz a prevenção”, afirmou.

Integração
A parceria entre a Prefeitura de Limeira e a Unicamp ocorre em um momento histórico, quando a universidade celebra 50 anos de existência. Para comemorar a data, a Unicamp vem estreitando os laços com o poder público. Segundo a assessora do Gabinete do Reitor, Ana Maria Sampaio, que também é vice-presidente da subcomissão dos 50 Anos, o Trote da Cidadania visa a integração dos estudantes que passarão seus próximos anos em Limeira, proporcionando uma interlocução maior com a sociedade.

“Os estudantes serão novos moradores da cidade, e portanto, devem ter autonomia para fazer a prevenção dentro de casa”, comentou. Ela fez questão de destacar que a universidade dará continuidade às ações de prevenção e combate à dengue no decorrer do ano. “Já estamos realizando reuniões periódicas com a Vigilância Epidemiológica e com o Centro de Controle de Zoonoses”.

Durante o Trote da Cidadania, Ana Maria informou que também foram arrecadadas fraldas geriátricas, que serão doadas a entidades indicadas pelo Ceprosom.

Você pode gostar também

Limeira

Exame para detectar câncer de próstata será coletado nesta sexta

A segunda etapa de coleta gratuita do PSA (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue que faz o rastreamento do câncer de próstata, ocorre nesta sexta-feira, 18 de novembro, em todos

Limeira

Hadich assina convênios esportivos; valores passam de 1,5 milhão

Aos 13 anos, a nadadora limeirense Letícia Botecha tem um sonho ousado: chegar um dia às Olimpíadas. Para isso, ela concilia quatro horas de treino diários, de segunda a sábado,

Limeira

EUA devem impor tarifas adicionais a importações da União Europeia

Os Estados Unidos (EUA) pretendem impor à União Europeia tarifas adicionais de até 25%. Esta é a medida mais recente em decorrência da disputa comercial sobre aeronaves. A Organização Mundial

Deixe seu comentário