Caminhões sem motoristas serão testados em estradas

Veículos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção em dois a três anos, afirma montadora.

Veículos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção em dois a três anos, afirma montadora.


A montadora alemã Daimler planeja testar caminhões autônomos em estradas do país no final deste ano, logo depois de as autoridades aprovarem a regulamentação da auto-condução na Alemanha, prevista para as próximas semanas, afirmou o membro do conselho de administração da empresa, Wolfgang Bernhard, em entrevista ao jornal Frankfurt Allgemeine Sonntagszeitung.

Os testes terão início em Baden-Wuerttemberg, onde a Daimler está sediada, afirmou Bernhard.

Segundo ele, os caminhões autônomos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção dentro de dois a três anos, mais cedo que os carros do tipo.

A nova tecnologia está sendo testada para reforçar a segurança rodoviária. Segundo Bernhard, 97% dos acidentes com caminhões são causados por erro humano.

O dirigente da Daimler ponderou que a tecnologia não vai fazer com que os motoristas sejam dispensados. Segundo ele, sempre será necessário um ser humano para garantir que falhas técnicas sejam evitadas. “Podemos dar a condução para a máquina, incluindo frenagem e aceleração, mas é sempre preciso supervisioná-la.”

Muitos fabricantes de automóveis estão atualmente desenvolvendo carros parcialmente e totalmente autônomos.

Bernhard afirmou que a Daimler quer estar na vanguarda desta nova tendência, acrescentando que ele não tem medo de novos concorrentes como a Apple e a Google que desejam participar neste mercado. ()

Você pode gostar também

Auto

Motos viram repelente de mosquito da dengue; assista

Assim como o Brasil, a Tailândia também sofre com a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de dengue, zyka e chikungunya. Por lá, a situação é ainda pior, pois a

Auto

Volkswagen promete solução para eliminar manipulação de emissões

O grupo alemão Volkswagen anunciou hoje (26) que vai apresentar em breve uma solução que elimine a manipulação das emissões de gases poluentes de seus carros a diesel, verificadas em

Auto

Volvo FH 460cv é o caminhão com maior valor de revenda do Brasil

O FH 460cv 6×4 é o caminhão pesado com o maior valor de revenda do mercado brasileiro, segundo estudo feito pela Agência Autoinforme em parceria com a Editora Frota e

Deixe seu comentário