Caminhões sem motoristas serão testados em estradas

Veículos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção em dois a três anos, afirma montadora.

Veículos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção em dois a três anos, afirma montadora.


A montadora alemã Daimler planeja testar caminhões autônomos em estradas do país no final deste ano, logo depois de as autoridades aprovarem a regulamentação da auto-condução na Alemanha, prevista para as próximas semanas, afirmou o membro do conselho de administração da empresa, Wolfgang Bernhard, em entrevista ao jornal Frankfurt Allgemeine Sonntagszeitung.

Os testes terão início em Baden-Wuerttemberg, onde a Daimler está sediada, afirmou Bernhard.

Segundo ele, os caminhões autônomos, nos quais computadores substituem os condutores, devem estar prontos para produção dentro de dois a três anos, mais cedo que os carros do tipo.

A nova tecnologia está sendo testada para reforçar a segurança rodoviária. Segundo Bernhard, 97% dos acidentes com caminhões são causados por erro humano.

O dirigente da Daimler ponderou que a tecnologia não vai fazer com que os motoristas sejam dispensados. Segundo ele, sempre será necessário um ser humano para garantir que falhas técnicas sejam evitadas. “Podemos dar a condução para a máquina, incluindo frenagem e aceleração, mas é sempre preciso supervisioná-la.”

Muitos fabricantes de automóveis estão atualmente desenvolvendo carros parcialmente e totalmente autônomos.

Bernhard afirmou que a Daimler quer estar na vanguarda desta nova tendência, acrescentando que ele não tem medo de novos concorrentes como a Apple e a Google que desejam participar neste mercado. ()

Você pode gostar também

Auto

Ruy Meirelles assume a presidência da Volvo Financial Services Brasil

Ruy Meirelles é o novo presidente da Volvo Financial Services Brasil, em substituição a Márcio Pedroso, que recentemente foi enviado para os Estados Unidos para assumir a presidência da Volvo

Auto

Mortes no trânsito caem 5,4% nos primeiros quatro meses do ano

As mortes decorrentes de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo tiveram queda de 5,4% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015. Os dados são

Auto

Paulistano já pode escolher letras e números das placas de veículos 0km

A partir de agora, os paulistas podem escolher a combinação alfanumérica das placas de seus veículos. Quem quiser indicar os caracteres das placas de um veículo 0km pagará ao Detran.SP

Deixe seu comentário