Campanha marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Campanha marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Hoje (12), no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lança a campanha Não proteger a infância é condenar o futuro, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O foco são as modalidades chamadas de “piores formas” de trabalho, como tarefas relacionadas à agricultura, atividades domésticas, tráfico de drogas, exploração sexual e trabalho informal urbano. Em razão dos riscos e prejuízos, o emprego de meninos e meninas nessas tarefas é proibido até os 18 anos.

Nas demais situações, o trabalho é permitido a partir dos 16 anos, sendo possível também a partir dos 14 anos caso ocorra na função de aprendiz.

De acordo com a assessora do fórum, Tânia Dornellas, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham no Brasil. “Qual o futuro que essas crianças vão ter? Uma criança que trabalha não tem a mesma concentração e energia que precisa para estudar. Só o fato de o Estado não garantir educação pública de qualidade para todos já é uma agressão. Quando aliado à iniciação precoce ao trabalho, você condena essas crianças”, afirmou.

A consequência é a falta de competência e qualificação necessárias para inserção no mercado de trabalho e, provavelmente, aposentadoria precoce devido às sequelas adquiridas, ligadas às atividades de risco.

Você pode gostar também

Limeira

Limeira vence cidade mexicana Aguascalientes no Dia do Desafio 2016

O frio e a véspera de feriado prolongado não impediram a população limeirense de se movimentar no Dia do Desafio 2016. Na quarta-feira, 25 de maio, 95.155 pessoas participaram da

Limeira

Projeto da Prefeitura de Limeira incentiva acesso ao teatro

A Prefeitura de Limeira promoveu nesta quarta-feira (19), as duas últimas apresentações do projeto “Cultura & Arte para Crianças”. O espetáculo de encerramento foi “Canções e Histórias”, da C.F. de

Limeira

Artz: a arte de morar bem

Um projeto moderno e arrojado, pensando especialmente para jovens famílias. Este é o Artz. Os apartamentos de 65m², com dois dormitórios, sendo uma suíte, possuem um projeto que visa facilitar

Deixe seu comentário