Com a presença de prima de Gedeão da Viola, Dia Municipal da Cultura Caipira recebe Orquestra de Violeiros

Cerca de 200 pessoas participaram da atividade realizada neste sábado. Foto: Divulgação

Cerca de 200 pessoas participaram da atividade realizada neste sábado.
Foto: Divulgação

A última viagem feita ao sertão de Goiás foi cantada e emocionou as 200 pessoas que participaram das apresentações da Orquestra de Violeiros, dentro do Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola, celebrado neste sábado (16), na Câmara de Limeira. Em pouco mais de 60 minutos, diversos clássicos da música caipira foram interpretados, com aplausos calorosos da plateia, intercalados entre uma canção e outra.

A noite ficou ainda mais completa quando Henide de Oliveira, prima de Gedeão, chegou, de surpresa, à atividade. “Ele era apaixonado pela música caipira e ver que uma atividade cultural que leva o seu nome divulga esses trabalhos é muito bom”, declarou. Autor da lei que instituiu o Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola, o vereador Farid Zaine presenteou Henide com um DVD do grupo Avena, do qual o parlamentar é integrante. “Criei essa data para que a cultura caipira seja sempre lembrada na cidade com o nome do saudoso e inesquecível Gedeão”, declarou Farid.
Diretora da Escola Legislativa Paulo Freire, organizadora da atividade cultural, Mara Jaqueline de Oliveira destacou que é um orgulho realizar um evento desse porte para a população.

Enquanto as violas eram ponteadas, as vozes do Coro da Escola Livre de Música (ELM) ecoavam por todo o Legislativo. Os alunos de Percussão da ELM arrancavam sons de seus instrumentos que mais pareciam pássaros, água fluindo e grilos, remetendo o público a lugares bem distantes da agitação dos grandes centros urbanos. “Temos vivido dias tão difíceis, época de crises em relação à economia e às instituições que formam a nossa democracia, e uma noite como essa faz com que lavemos nossas almas. A cultura tem isso, de chegar e encontrar caminhos em nosso íntimo que nos aliviam”, comentou Farid.

“Nossa apresentação no Dia Municipal da Cultura Caipira mostrou que essa cultura não está acabando, como muitos dizem. Ela continua viva, ativa e vibrante com a nossa Orquestra de Violeiros! Esse resgate é e sempre será nosso maior objetivo”, pontou o regente da orquestra, Emanuel Massaro.

O Dia Municipal da Cultura Caipira Gedeão da Viola foi organizado pela Escola Legislativa, gabinete do vereador Farid e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira.




Você pode gostar também

Limeira

PF isenta ministros do Supremo; Cármen Lúcia arquiva investigação

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, informou, na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (21), ter determinado a extinção e o arquivamento definitivo da investigação aberta,

Limeira

Prefeitura retira árvore na Lauro Corrêa

A Prefeitura de Limeira retirou uma árvore comprometida, na av. Lauro Corrêa da Silva, durante a manhã desta terça-feira (19). A planta, da espécie jequitibá, foi atingida por um raio

Limeira

CPI identifica no DF rede de abuso sexual virtual contra adolescentes

A CPI da Pedofilia da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF) identificou uma rede de abuso sexual de adolescentes por meio de troca, armazenamento e disponibilização de imagens e vídeos

Deixe seu comentário