Com dois meses de antecedência, Limeira inaugura Piscinão do Tiro de Guerra

piscinao
O Reservatório Enterrado de Contenção de Água Pluvial, chamado popularmente de “Piscinão do Tiro de Guerra”, foi inaugurado nesta sexta-feira (1º), com o objetivo de acabar com as enchentes da região central de Limeira, principalmente no entorno do Mercado Municipal. A obra foi gerenciada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), autarquia ligada à Prefeitura de Limeira, e executada pela construtora DP Barros.

A entrega do Piscinão, de acordo com o prefeito Paulo Hadich, é um momento histórico para Limeira. Ele destacou o empenho de toda a equipe que atuou no projeto e conduziu os trabalhos com eficiência. “Tenho certeza de que esse projeto foi feito com muita qualidade. Quem se lembra de uma obra pública que terminou antes do prazo?” Os trabalhos do Piscinão iniciaram-se em agosto de 2014, com término previsto para agosto.

Hadich falou sobre a preocupação de tornar a gestão municipal mais transparente, incluindo os processos licitatórios. “Hoje nessa cidade as licitações são limpas, não tem cartas marcadas. Qualquer empresa pode vencer, desde que apresente a melhor técnica e o melhor preço”, afirmou.

O prefeito observou, ainda, que muitas obras apresentaram problemas porque não respeitaram a necessidade de drenagem. Na duplicação do anel viário ao lado da Unicamp, mencionou Hadich, o primeiro passo foi fazer a drenagem da água pluvial, antes da colocação do asfalto.

Outras ações da prefeitura na área de saneamento também foram lembradas pelo prefeito, como o desassoreamento e manutenção das margens de córregos e limpeza de bueiros. “O processo de limpeza e manutenção é tão importante quanto a execução de uma obra nova”, frisou.

O Piscinão recebeu investimentos da ordem de R$ 25,1 milhões do Ministério das Cidades e tem capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água, captados ao longo de 8,4 quilômetros de redes de drenagem. Após a ocorrência de chuva, a água será liberada aos poucos, evitando enchentes e formação de enxurradas.

O chefe de gabinete da Secretaria de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Gustavo Zarif Frayha, elogiou a qualidade e a eficiência com que a obra foi gerenciada e disse que ficou surpreso ao ser convidado para a inauguração do Piscinão antes do prazo. “Investir em saneamento é uma ação de coragem da atual administração, pois as obras de saneamento geralmente causam impactos que desagradam a população pelas interferências no trânsito. Uma administração que investe em saneamento merece respeito da população.”

Atuando como comerciante no Mercado Municipal há 38 anos, Elza Maria Tenório Simonetti estava feliz com a finalização da obra. Ela contou que diversas vezes precisou recolher às pressas as mercadorias para não serem danificadas pelas enchentes. “Só temos a agradecer ao prefeito Paulo Hadich por concretizar essa obra. Foi tudo de bom.”

O presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Osmar da Silva Júnior, falou dos impactos positivos da obra, que já começam a apresentar resultados. Ele mencionou as melhorias que foram proporcionadas à pista de atletismo, que está mais larga e ganhou iluminação especial. “O Piscinão não seria realidade sem a coragem do prefeito Paulo Hadich. Obrigado por pensar no futuro da população. Essa obra é para toda vida”, frisou.

O deputado federal Miguel Lombardi, que também participou da cerimônia, afirmou que esta sexta-feira ficará para a história da cidade, sendo que essa ação era aguardada há mais de 40 anos. “Havia grande necessidade dessa obra”. Os esforços para liberação dos recursos também foram relembradas pelo deputado, que disse conhecer de perto os problemas vivenciados pelos comerciantes do Mercado Municipal no passado. “O Piscinão trará grandes benefícios, é o resultado de uma administração séria, sem corrupção”.

Compareceram à cerimônia os vereadores Lu Bogo, Mayra Costa, Sidney Pascotto, Tigrão e Aloízio de Andrade, todo o secretariado municipal, servidores municipais, representantes de instituições limeirenses, atiradores do Tiro de Guerra, integrantes da ALA, conselheiras do Fundo Social de Solidariedade e moradores da região. Houve, ainda, apresentação da Corporação Musical Arthur Giambelli e da banda formada por crianças atendidas pelo Projeto Técnico Social do Piscinão. O pastor Ciro Cabral do Lage abençoou as novas instalações. O evento foi encerrado com uma visita ao interior do reservatório.




Você pode gostar também

Limeira

Ministério da Segurança Pública está na pauta do Senado amanhã

O Senado faz sessão plenária amanhã (19) para votar o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 821/2018, que cria o Ministério da Segurança Pública. A nova pasta absorve

Limeira

Com acordo de leniência, OAS pode participar contratos com governo

A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) assinaram hoje (14) um acordo de leniência com a OAS, empreiteira investigada pela Operação Lava Jato. Pelo acordo, a

Limeira

Taxa de desemprego cresce em 14 estados no primeiro trimestre do ano

A taxa de desemprego cresceu em 14 das 27 unidades da Federação no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo dados da Pesquisa

Deixe seu comentário