Consumidores paulistanos com dívida perdem reserva financeira este mês

Consumidores paulistanos com dívida perdem reserva financeira este mês

Dados apurados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelam que o número de consumidores endividados com segurança de crédito para financiar compras cai 17,1% em outubro. O indicador reflete a parcela dos paulistanos que, na hora de fazer uma compra, apesar de terem dívidas, possuem uma reserva financeira para agir diante um imprevisto no orçamento familiar.

De acordo com a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (Prie), mesmo com o aumento da insegurança de quem quiser comprar um produto, o Índice de Intenção de Financiamento apontou estabilidade no mês de outubro, com 21,2% dos paulistanos declarando pretender consumir com base no pagamento parcelado ou financiamento. O indicador se manteve com 43,8 pontos no mês atual.

Do ponto de vista dos paulistanos endividados, 29% declararam ter uma reserva financeira para ter condições de pagar, pelo menos, parte das dívidas de financiamento em caso de imprevistos. Entretanto, o estudo apontou que o índice de segurança de crédito dos endividados sofreu forte queda nesse mês, com decréscimo de 17,1%, passando de 70,1 pontos em setembro – o maior patamar desde abril 2015 – para 58,2 pontos em outubro.

Considerando que a segurança de crédito dos não endividados subiu 10,3%, o índice geral de outubro fechou com queda 2,5%, de 79,2 pontos no último mês para 77,2 pontos em outubro.

De acordo com a FecomercioSP, a intenção de financiamento está diretamente ligada à expectativa profissional e essa variável pode melhorar com a eleição de um novo governo que coloque de forma clara quais são as suas propostas sobre a política econômica. Com previsibilidade e equilíbrio macroeconômico, haverá maior propensão do consumidor voltar a gastar, e do empresário, de investir.

Ainda segundo a entidade, o candidato que conseguir transmitir a ideia de um Estado que promova ajustes fiscais, reduza seu grau de interferência e estimule o ambiente de negócios sempre terá a preferência de analistas e operadores.

Os dados que compõem a pesquisa são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Você pode gostar também

Limeira

Educadores participam de reunião técnica regional em Limeira

Professores, diretores de escola e secretários municipais de educação de Limeira e região lotaram o Teatro Nair Bello na manhã desta terça-feira (25), para discutir o Programa Dinheiro Direto na

Limeira

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida

A estimativa de instituições financeiras para a inflação este ano caiu pela 4ª vez seguida. De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), divulgada hoje (19), o Índice Nacional de

Limeira

Inscrições para o Chefs no Parque começam nesta quarta-feira

Os interessados em participar da segunda edição do ‘Chefs no Parque’ devem ficar atentos. As inscrições deverão ser feitas nos dias 16, 17 e 18 de março. O evento, que

Deixe seu comentário