Coordenadores participam de oficina sobre concurso

Coordenadores participam de oficina sobre concurso

Coordenadores das escolas municipais de Limeira participaram de capacitação sobre o concurso de atividades sobre a erradicação do trabalho infantil. O encontro ocorreu na manhã de hoje (25), na sede da Secretaria de Educação. Os profissionais deverão multiplicar o conteúdo para que os professores trabalhem o tema com os alunos durante o mês de agosto. Ao final do processo, as crianças produzem o material para o concurso, que tem premiação em outubro. Participam das atividades o segundo ciclo da educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos.

“Brincar e aprender. Trabalhar quando crescer” é o tema do concurso, que está na sétima edição. A atividade atua na conscientização e na prevenção. A coordenadora do Serviço Social da Educação, Maria Helvira Andrade, destaca que a escola tem um papel fundamental na identificação de situações de violações de direitos. “O trabalho infantil é invisibilizado”, afirma. “É fundamental que os educadores conheçam os sintomas e os caminhos que devem ser adotados diante de um caso identificado. A nossa função é garantir os direitos das crianças”, falou. Helvira ressalta que diversos setores se envolvem para criar possibilidades para que a família consiga se ajustar à lei. “Em grande parte dos casos, a situação de pobreza é o fator que leva ao trabalho infantil.”

Os presentes receberam informações como a definição do que é trabalho infantil e um histórico sobre o tema no mundo, no Brasil e em Limeira. No Brasil, a mão de obra infantil foi utilizada desde a colonização, e somente com a promulgação da Constituição Federal, em 1988, a criança passa a ser tratada como sujeito de direitos. Em 1990, é criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Limeira, desde 2006 a questão tem destaque, devido principalmente ao trabalho infantil na produção de joias. Neste cenário, em 2009 é firmado na cidade um Termo de Ajustamento de Conduta que prevê ações de combate ao trabalho infantil. Outra questão abordada no encontro foram as consequências físicas e psicológicas do trabalho na infância para toda a vida do indivíduo. Também foram indicados livros que podem ser usados durante as atividades.

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