Descarte irregular de 500 pneus de bicicleta mobiliza Prefeitura

Foto: Adilson Silveira

Foto: Adilson Silveira


Mais de 500 pneus de bicicleta descartados irregularmente na área rural de Limeira começaram a ser removidos pela prefeitura, nesta quarta-feira (2). Os pneus foram espalhados por um longo trecho das estradas municipais LIM 146 e LIM 10, bem como da rua Ranulpho Alvarenga Ferreira, próximo à Via Tatuibi.

A situação em que os pneus estavam dispostos pela via sugere que eles foram descartados com o veículo em movimento. Alguns estavam enroscados em cercas e no alto de barrancos, o que dificultará ainda mais o trabalho de remoção.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Maurício Queiroz, por meio do monitoramento das câmeras da Muralha Digital, o sistema já permitiu identificar o veículo possivelmente usado na ação. “Estamos trabalhando para localizar o proprietário”, informou.

O diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, o biólogo Rogério Mesquita, ressaltou que a Lei Municipal Nº 5.166/2013 proíbe o descarte de entulho, materiais ou lixo de qualquer natureza em áreas públicas ou particulares. A multa para quem descumprir a lei é de 300 Ufesps, o equivalente a R$ 7.065. No caso de reincidência, esse valor poderá dobrar.

Mesquita alerta, ainda, que o programa ‘Minha Limeira Limpa’, lançado ontem (1º) pelo prefeito Paulo Hadich, irá reforçar a fiscalização do descarte irregular de lixo e entulho. Essas operações terão a participação de secretarias municipais, além do Corpo Unificado de Fiscais, da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.

Pneus na praça
Cerca de 20 pneus de carros também foram descartados irregularmente na Praça Antônio Pellegrini, no Jd. Santa Fé. A remoção ocorreu ontem (1º). Os pneus acumulavam água e ofereciam risco de proliferação do Ades aegypti.

Mesquita salienta que a Resolução do Conama Nº 416/2009, em seu artigo 1º, determina que os fabricantes e importadores de pneus ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis. “As empresas poluidoras são obrigadas a destinar adequadamente os pneus. O ideal é que o consumidor deixe os pneus velhos no mesmo local onde foram comprados os novos, para que eles retornem ao fabricante, na chamada “logística reversa”.

Você pode gostar também

Limeira

PGR pede condenação de Geddel Vieira Lima a 80 anos de prisão

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu hoje (9) a condenação do ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima a 80 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e

Limeira

Justiça rejeita pedido de Ghosn para participar de reunião da Nissan

O Tribunal Distrital de Tóquio (japão) rejeitou hoje (11) o pedido do executivo franco-brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan Motor, para participar amanhã (12) da reunião da diretoria da Nissan.

Limeira

Prefeitura inicia obras em novo trecho da Gumercindo Araújo e de 52 ruas

A Prefeitura de Limeira iniciou nesta segunda-feira, 27 de junho, as obras da segunda pista da avenida Gumercindo Araújo, na altura da FCA Unicamp, e o recapeamento de mais 52

Deixe seu comentário