Designer de interiores do Senac dá dicas para decoração em ambientes pequenos

Ter uma casa com cômodos grandes, áreas bem arejadas e com espaço de lazer para receber os familiares e amigos é o sonho de muita gente. Mas, a realidade da maioria da população brasileira é bem diferente, já que grande parte vive em casas ou apartamentos pequenos e compactos.

Levar em consideração as dimensões do espaço, o tamanho dos móveis e a escolha das cores são alguns pontos importantes na hora de decorar o local.

Levar em consideração as dimensões do espaço, o tamanho dos móveis e a escolha das cores são alguns pontos importantes na hora de decorar o local.


De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o estoque de apartamentos compactos, com metragem até 45 m², cresceu 1.700% em cinco anos.

Diante disso, os compradores têm investido em design de interiores para aproveitar bem o espaço disponível, apostando numa decoração funcional e aconchegante.

Para a docente do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Limeira, Regiane Prada Roque, um aspecto importante a ser considerado, principalmente em ambientes pequenos, é o tamanho e proporção corretos dos móveis. “Ambientes pequenos pedem móveis pequenos, para que não atrapalhem a circulação e que estejam de acordo com o uso do espaço e perfil dos moradores”, explica a profissional.

Em relação às cores, a profissional explica que as mais escuras aproximam visualmente as paredes. Já as claras ampliam visualmente os ambientes. Para ambientes pequenos, o ideal é pintar as paredes e forros em cores claras, dando a impressão ou sensação de ambientes mais abertos e amplos.

Além das dicas gerais, a designer também ensina como ganhar mais espaço em ambientes específicos, como quartos e cozinhas. “Se o quarto é pequeno, deve-se evitar o uso de camas desproporcionais. Portas de correr para os armários poupam o espaço das portas de abrir. Espelhos também entram bem para a sensação de amplitude do ambiente, sejam nas portas ou mesmo em paredes. Nas cozinhas, o ideal é a elaboração de um projeto que consiga utilizar os espaços de armários de forma funcional, prevendo o local para colocar os utensílios e equipamentos, bancada de trabalho e a mesa, além de boa iluminação”, pontua.

Curso livre Decoração Prática
Para os interessados em obter mais conhecimento na área, o Senac Limeira está com inscrições abertas para o curso livre Decoração Prática. As aulas começam no dia 1º de agosto e terminam no dia 3 de outubro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.sp.senac.br/limeira. Outras informações sobre este e outros cursos livres e técnicos podem ser obtidas pelo telefone (19) 2114-9199.




Você pode gostar também

Variedades

Festa reunirá costumes japoneses no Centro Municipal de Eventos em Limeira

Taiko (apresentação com tambores japoneses), ikebana (arranjos florais), Bon Odori (dança típica), Animeira (festival de animação japonesa) e cosplays (representação de personagens). Esses itens são estranhos para a maioria dos

Variedades

Noite de Boteco do Nosso Clube tem Tributo à Legião Urbana neste sábado

O Nosso Clube realiza neste sábado (20) mais uma edição da Noite de Boteco. A atração musical será a banda Legião Urbana Cover do Brasil, que prestará um tributo ao

Variedades

Pátio Limeira Shopping realiza Alpa Fashion Day

O Pátio Limeira Shopping realiza em parceria com a ALPA (Associação Limeirense de Proteção a Animais) o evento Alpa Fashion Day, que ocorre de 01 a 04 de setembro com

Deixe seu comentário