Designer de interiores do Senac dá dicas para decoração em ambientes pequenos

Ter uma casa com cômodos grandes, áreas bem arejadas e com espaço de lazer para receber os familiares e amigos é o sonho de muita gente. Mas, a realidade da maioria da população brasileira é bem diferente, já que grande parte vive em casas ou apartamentos pequenos e compactos.

Levar em consideração as dimensões do espaço, o tamanho dos móveis e a escolha das cores são alguns pontos importantes na hora de decorar o local.

Levar em consideração as dimensões do espaço, o tamanho dos móveis e a escolha das cores são alguns pontos importantes na hora de decorar o local.


De acordo com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o estoque de apartamentos compactos, com metragem até 45 m², cresceu 1.700% em cinco anos.

Diante disso, os compradores têm investido em design de interiores para aproveitar bem o espaço disponível, apostando numa decoração funcional e aconchegante.

Para a docente do curso Técnico em Design de Interiores do Senac Limeira, Regiane Prada Roque, um aspecto importante a ser considerado, principalmente em ambientes pequenos, é o tamanho e proporção corretos dos móveis. “Ambientes pequenos pedem móveis pequenos, para que não atrapalhem a circulação e que estejam de acordo com o uso do espaço e perfil dos moradores”, explica a profissional.

Em relação às cores, a profissional explica que as mais escuras aproximam visualmente as paredes. Já as claras ampliam visualmente os ambientes. Para ambientes pequenos, o ideal é pintar as paredes e forros em cores claras, dando a impressão ou sensação de ambientes mais abertos e amplos.

Além das dicas gerais, a designer também ensina como ganhar mais espaço em ambientes específicos, como quartos e cozinhas. “Se o quarto é pequeno, deve-se evitar o uso de camas desproporcionais. Portas de correr para os armários poupam o espaço das portas de abrir. Espelhos também entram bem para a sensação de amplitude do ambiente, sejam nas portas ou mesmo em paredes. Nas cozinhas, o ideal é a elaboração de um projeto que consiga utilizar os espaços de armários de forma funcional, prevendo o local para colocar os utensílios e equipamentos, bancada de trabalho e a mesa, além de boa iluminação”, pontua.

Curso livre Decoração Prática
Para os interessados em obter mais conhecimento na área, o Senac Limeira está com inscrições abertas para o curso livre Decoração Prática. As aulas começam no dia 1º de agosto e terminam no dia 3 de outubro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.sp.senac.br/limeira. Outras informações sobre este e outros cursos livres e técnicos podem ser obtidas pelo telefone (19) 2114-9199.




Você pode gostar também

Variedades

Chegada do Papai Noel no Pátio Limeira Shopping acontece dia 30 de outubro

O Natal só começa mesmo quando Papai Noel chega e traz todo o espírito fraterno de esperança, principalmente ao coração das crianças. No Pátio Limeira Shopping, não é diferente. A

Variedades

O sinal da TV foi cortado por falta de pagamento? Conheça seus direitos!

Você sabia que a TV por assinatura só pode ser desligada, em caso de falta de pagamento, se o consumidor for notificado antes? Pois é! Há muitos direitos dos consumidores,

Variedades

Limeirense irá disputar final do Miss São Paulo 2016

A Miss Limeira Ana Beatriz Camargo, de 18 anos, está entre as 30 finalistas que disputarão o Miss São Paulo 2016 Be Emotion, em 28 de maio, no Citibank Hall.

Deixe seu comentário