Destino da Semana: descubra Piedade, o cinturão verde de SP

Para quem está em busca de ar puro e sossego, Piedade é a cidade perfeita para se refugiar. Localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba, a uma hora da Capital, o destino integra o cinturão verde do Estado de São Paulo, pela elevada produção de hortifrutigranjeiros. Sua agricultura é diversificada, sendo reconhecida como a maior produtora de alcachofra do Estado.

Outra atração, durante os meses de junho e julho, são as cerejeiras do Japão, que podem ser apreciadas na Festa da Cerejeira, quando acontece sua florada. A cidade oferece aos visitantes ainda trilhas incluindo circuitos ciclísticos e belezas naturais como cachoeiras, mananciais e parques que preservam a Mata Atlântica. Conheça algumas atrações dessa cidade cativante:

Cachoeira do Bernardo

Foto: Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio

Foto: Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio


A atração oferece trilhas em meio à natureza e a cachoeira com piscina natural.

Câmara Municipal
Fundado em 1887, o espaço teve grande influência para a evolução da música na região. Durante décadas foi o ponto de encontro dos intelectuais e hoje abriga a Câmara Municipal.

Igreja Matriz

Foto: Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio

Foto: Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio


Um dos cartões postais da cidade. Teve sua pedra fundamental lançada em 1885.

Caminho das Águas

Foto: Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio

Foto: Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio


Com total infraestrutura, o visitante pode conferir a produção do Camarão da Malásia, mudas de plantas de várias espécies e alevinos. Além disso, pode saborear massas caseiras e outros quitutes.

Casa da Cultura
O imponente prédio construído em 1877 foi sede da Cadeia Pública e Câmara Municipal. Localizada na Praça da Bandeira, hoje é ocupado pelo Departamento de Cultura, Esporte e Turismo.

Eco Canãa
Localizada em um dos pontos mais altos da Serra de Paranapiacaba, a uma altitude de 1.200 metros, a fazenda oferece total infraestrutura e paisagens deslumbrantes para quem aprecia a natureza.

Estação Boca do Monte
Considerado um Santuário Ecológico, o visitante pode conferir diversas atrações, como o vagão Pulmão, que hoje abriga o restaurante do espaço.

História
No século XIX, diversas famílias vindas de localidades vizinhas, especialmente de Sorocaba, estabeleceram-se na margem esquerda do Rio Pirapora, um pouco abaixo da confluência com o Ribeirão do Cotianos, formando um pequeno povoado que tinha como pioneiro o bandeirante Vicente Garcia. Entre 1831 e 1835, um tropeiro doou a Vicente uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, em louvor da qual se apressou em construir uma pequena capela.

Devido ao clima muito frio e úmido, e também por suas reservas, a cidade recebeu inúmeros imigrantes alemães em busca do ar puro e do clima “europeu” da região. Piedade ficou conhecida também como “capital da cebola”, chegando a ser a maior produtora do Brasil.

Como chegar
Piedade fica a cerca de 145 km de São Paulo. De carro, é possível chegar à cidade pela Rodovia Raposo Tavares (SP-270), seguindo a indicação das placas na saída de Vargem Grande. Outra opção é a Rodovia Castelo Branco (SP-280), pegando a saída para Sorocaba.




Você pode gostar também

Viagem

Viajar na baixa temporada é a solução para quem quer gastar menos

Uma economia média de até R$ 2 mil é o que se pode conseguir ao comprar pacote para viajar durante a baixa temporada, entre os meses de agosto e novembro.

Viagem

Fábrica de Oskar Schindler vira museu na Polônia

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma antiga fábrica de utensílios de cozinha tornou-se atração turística na cidade de Cracóvia, na Polônia. Mas não se trata de uma fábrica qualquer. O estabelecimento pertenceu a Oskar Schindler

Viagem

Ecoturismo: Parque Caminhos do Mar reabre para visitação pública

Mais uma opção de passeio para o feriado de 9 de Julho: o Parque Caminhos do Mar foi reaberto à visitação pública desde sábado, 4. Já o agendamento de grupos

Deixe seu comentário