Educação apresenta balanço em audiência pública em Limeira

Os resultados conquistados na área de educação foram apresentados pela Prefeitura de Limeira durante audiência pública realizada nesta terça-feira (13), na sede da Secretaria de Educação. A apresentação foi conduzida pela secretária Adriana Ijano Motta, e concentrou-se nos anos de 2015 e 2016, período em que esteve à frente da pasta. O evento foi aberto ao público e contou com a participação dos diretores das escolas municipais que compõem a rede.

A ampliação do período integral para o ensino fundamental foi um dos pontos destacados pela secretária. O número de vagas subiu mais de 15 vezes, passando de 272 em 2012 para 4.100 em 2016. Esse programa, segundo a secretária, permite que o ensino seja complementado com atividades culturais, esportivas e sociais, como horta educativa, contação de histórias, educação para o trânsito, entre outros. Atualmente, 31 escolas participam do programa de escola integral.

Também houve aumento na educação infantil com a abertura de 1.045 novas vagas, totalizando 6.210 alunos matriculados. Para o ano que vem, serão entregues mais duas creches, com capacidade para atender mais 260 crianças. De acordo com Adriana, o município ainda conta com outras 554 vagas no programa Bolsa Creche.

A qualidade da merenda foi outro ponto avaliado positivamente pela secretária. Houve investimentos na compra de equipamentos para as cozinhas das escolas, formação continuada de merendeiros e melhoria contínua na qualidade da alimentação. “São fornecidas diariamente 64.040 refeições, incluindo 22.368 para a educação infantil”, afirmou.

Para garantir a frequência escolar, o município desenvolveu um trabalho especial de monitoramento dos alunos. Apenas neste ano foram realizadas 1.370 intervenções na rotina de alunos com frequência abaixo de 75% no ensino infantil e fundamental e de 85% no ensino fundamental que recebem Bolsa Família.

No segmento financeiro, a receita para educação em 2016 foi de R$ 383.449.547,06, o que corresponde a 29,71% da receita total do município. Com o repasse de recursos federais, foi possível construir a creche Res. Manoel Simão e fazer a cobertura da quadra de esporte da Ceief Gov. Mário Covas. Estão em andamento a construção das creches Village e Bairro das Acácias, além da quadra de esporte da Emeief Dr. Waldemar Lucato.

Os reflexos da atual gestão, que priorizou a educação, foram observados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Esse índice aumentou de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. “Esse resultado mostra que os investimentos em educação foram intensificados, mesmo no atual contexto de baixa atividade econômica. Agradeço também o envolvimento e a dedicação de todos os gestores e dos demais profissionais da rede”, salientou Adriana.


PARTICIPE

Quer saber tudo sobre Limeira e região? Mande um WhatsApp para o número (19) 99501-5532 e passe a receber as principais notícias e informações sobre a cidade através do aplicativo. Faça parte do Alô e convide seus amigos para participar também!




Você pode gostar também

Limeira

Só Cacareco percorrerá diversos bairros nesta semana

A Operação Só Cacareco, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizará coleta de materiais inservíveis na próxima semana, de 22 a 26 de agosto, em vários bairros de Limeira.

Limeira

Comerciantes da Av. Piracicaba reclamam das obras do piscinão

Desde que teve início, as obras do piscinão na avenida Piracicaba vêm prejudicando o comércio do local. Segundo os comerciantes, além da crise que já afeta todo o setor e

Limeira

Tomaram posse os novos conselheiros do Cacs-Fundeb

Os novos membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social, o Cacs- Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que irão

Deixe seu comentário