EMAGRECIMENTO – Quais dietas funcionam?

EMAGRECIMENTO – Quais dietas funcionam?

(BR Press) – Todo santo dia alguém entra no consultório querendo saber qual dieta funciona de verdade. A pressão para perder peso vem de todos os lados – da mídia, dos padrões da sociedade, da exigência médica para evitar uma penca de complicações… –, e até certo ponto isto é salutar. Prestar atenção à própria saúde é um dos melhores investimentos que você pode fazer enquanto estiver neste planeta.

Mas então fica a dúvida: você quer emagrecer… qual dieta seguir?

Até pouco tempo, o conhecimento geral dizia que uma dieta boa para perder peso era qualquer uma com pouco sal e pouca gordura. Mas pesquisas recentes estão descobrindo que as coisas podem não ser exatamente assim: dietas com pouco carboidrato também podem ser uma excelente opção.

Antes que você vá correndo fazer uma faxina tirando todo e qualquer carboidrato da geladeira, entenda que TODAS as dietas podem funcionar a curto prazo, desde que você a siga – seja ela pobre em carboidratos ou pobre em gorduras. Mas leia de novo: só vai funcionar a curto prazo. NENHUMA dieta para perder peso funciona indefinidamente.

Se observarmos pessoas que eliminaram bastante peso e se mantiveram magras por vários anos, é possível constatar alguns padrões recorrentes:

– 78% destas pessoas não pulam o café da manhã;

– 75% verificam seu peso regularmente;

– 62% assistem a menos de 10 horas de televisão por semana;

– 90% se exercitam pelo menos 1 hora diariamente;

– A maioria segue uma dieta com poucas calorias e pobre em gorduras.

As pessoas que perdem peso e depois engordam novamente em geral reduzem a atividade física com o tempo, ficam mais relaxadas com relação às restrições na dieta e à frequência das pesagens, e terminam consumindo quantidades maiores de calorias de fontes gordurosas. O caminho é sempre o mesmo, em qualquer um dos sentidos (para emagrecer ou para engordar).

Se você quer perder peso e nunca mais encontrá-lo, mire no longo prazo e assuma de uma vez por todas que será preciso fazer uma reengenharia da sua vida. Você deverá comer menos, se exercitar mais, pesar regularmente e desligar a TV – ou sair da internet, o que dá quase no mesmo.

Pílulas mágicas não existem, mas o casamento entre disciplina e força de vontade é capaz de produzir verdadeiros milagres.

(*) Médico e escritor, Dr. Alessando Loiola escreve semanalmente sobre temas pertinentes, na saúde e na doença. Palestrante, é autor de três livros e dezenas de artigos científicos. Fale com ele por meio de nosso Facebook.

Você pode gostar também

Saúde

Risco de morte por febre amarela pode ser identificado mais cedo

Pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Emílio Ribas identificou quatro fatores que indicam risco de morte em pacientes com febre amarela. Idade avançada, contagem de neutrófilos

Saúde

Anvisa proíbe fabricação, distribuição e comercialização de suplementos

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (25) no Diário Oficial da União proíbe a fabricação, distribuição e comercialização dos suplementos vitamínico ou mineral das marcas Cerebral

Saúde

Saiba o que é boato e o que é verdade sobre o vírus Zika

Com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 4 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus Zika no continente americano em 2016 são muitas as dúvidas sobre

Deixe seu comentário