Empossados novos integrantes da Cipa na prefeitura

Tomaram posse nesta terça-feira (30), os novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura de Limeira. A cerimônia ocorreu na Divisão de Medicina do Trabalho, no Paço Municipal. Para marcar a data, todos os novos membros receberam bottons de identificação da Cipa.

A Comissão conta com 24 integrantes, sendo 12 eleitos pelos funcionários e 12 indicados pelo Executivo, que terão mandato de dois anos. A missão do grupo é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, por meio da solicitação de medidas de preservação da vida e da promoção da saúde do servidor público municipal.

Além de propor a eliminação ou redução de riscos no ambiente de trabalho, a Cipa atuará em conjunto com as Divisões de Medicina e de Segurança do Trabalho, analisando as causas das doenças e de acidentes de trabalho. Outra atribuição consiste na verificação periódica dos ambientes e condições de trabalho, visando identificar situações de risco.
Como preparação para a nova atribuição, os membros da Cipa participaram de uma série de treinamentos nas áreas de “Introdução à Segurança do Trabalho”, “Mapeamento de Risco”, “Campanhas de Segurança”, “Investigação de Acidentes”, “Princípios de prevenção contra incêndio”, entre outros. A última capacitação ocorreu na manhã desta terça, sobre o tema “DST/Aids: noções básicas e medidas preventivas”.

O secretário-chefe de Gabinete e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Edison Moreno Gil, parabenizou a nova equipe em nome do prefeito Mario Botion. Ele destacou, ainda, a importância do papel da Cipa em relação à mudança de comportamento dos trabalhadores. “Cipa é criação de consciência. É instrumento de contribuição para melhorar o desempenho do trabalho das pessoas. Os elementos que compõem a Cipa devem antecipar situações que posam a levar a acidentes”, frisou.

A alta incidência de acidentes de trabalho no Brasil foi observada pelo secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella, segundo o qual o país é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho. Com base em dados da Previdência Social, ele informou que o Brasil registra 700 mil acidentes de trabalho por ano. “Todos esses números só serão corrigidos com a prevenção. Espero que a Comissão seja realmente muito ativa”, destacou.

Recém-empossado na presidência da Cipa, Juliano Forti, que atua como diretor de Licenciamento da Secretaria de Urbanismo, pretende atuar no desenvolvimento de programas voltados à saúde ocupacional e à prevenção de acidentes. “Também pretendemos oferecer treinamento e capacitação aos funcionários”, disse.

Logo após a cerimônia de posse, os integrantes elegeram os cargos de vice-presidente, secretário e secretário substituto. A próxima reunião foi marcada para o dia 9 de junho, às 9h, na sala da Medicina do Trabalho. Confira a atual configuração da Cipa:

Juliano Forti – Presidente (Titular da Secretaria de Urbanismo);
Karina Davoli Schnoor – vice-presidente (Titular da Secretaria de Saúde);
Carlos Eduardo dos Santos Rodrigues – secretário (Titular da Secretaria de Fazenda);
Angelita Claro Araujo – secretária substituta (Titular da Secretaria de Saúde);
José Carlos Vitorino da Silva – Titular (Secretaria de Educação);
Maria Elizabete Moreira da Costa Silva – Titular (Secretaria de Educação);
Maria Eudocia da Silva – Suplente (Secretaria de Educação);
Gilberto Lima dos Santos – Titular (Secretaria de Educação);
Célia Virgínia da Silva – Titular (Secretaria de Educação);
Valmir Aparecido Barbosa – Suplente (Secretaria de Educação);
Felipe Basseto – Titular (Secretaria de Saúde);
Miriam Conceição Mattana – Suplente (Secretaria de Saúde);
Caio Eduardo de Castro Tavares – Titular (Secretaria de Saúde);
Priscila Cristina Picelli – Suplente (Secretaria de Saúde);
Elias Carlos Zacheu – Suplente (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil);
Joel Aparecido Bonin – Titular (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil);
Alexandre Freitas – Suplente (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil);
Nilton Sachi Bacellar – Suplente (Secretaria de Administração);
Diwalk Eduardo Massaro Polatto – Titular (Secretaria de Administração);
Paulo Cesar Augusto – Suplente (Secretaria de Administração);
Adalberto Ribeiro de Oliveira – Titular (Secretaria de Mobilidade Urbana);
Edson Silvestre – Suplente (Secretaria de Obras e Serviços Públicos);
Veronice da Silva – Suplente (Secretaria de Cultura).

Você pode gostar também

Limeira

Síndicos protegem prédios públicos do Aedes

Uma tampinha de garrafa no chão, uma calha entupida ou vazando ou ainda uma ralo aberto são suficientes para o Aedes aegypti fazer um criadouro e repetir uma história que

Limeira

Emprego doméstico volta a crescer na região metropolitana de São Paulo

Após três anos com redução, a parcela de trabalhadoras domésticas no total de mulheres ocupadas voltou a crescer em São Paulo. Em 2016, a criação de ocupações nos serviços domésticos

Limeira

Limeira conquista 14º lugar no “Selo Verde Azul”

Limeira subiu 17 posições e ficou em 14º lugar no ranking do “Selo Verde Azul 2016”, com a nota 92,69. Trata-se da melhor posição conquistada pelo município desde que a

Deixe seu comentário