Escolas municipais recebem acervo itinerante de livros sensoriais

Escolas municipais recebem acervo itinerante de livros sensoriais

A Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Pedagógica, lançou na manhã de hoje (7), o projeto Livros Sensoriais. A Ceief Flora de Castro Rodrigues, localizada no Centro, foi a primeira escola a receber o acervo itinerante que contemplará cerca de 50 unidades escolares da rede municipal. O projeto atende crianças de 0 a 3 anos e permite o contato com diversas áreas do conhecimento, através de brincadeiras e das histórias trazidas pelos livros.

A professora Camilla Cazonatto, da equipe da Biblioteca Pedagógica, orientou as crianças nas atividades e, vestida de maneira temática, atraiu olhares curiosos dos pequenos. Ela conta que os livros sensoriais auxiliam no desenvolvimento social infantil e contribuem com a coordenação motora. “Por meio das páginas, a criança aprende, por exemplo, a dar laço em cadarço, reconhecer e escrever as letras do nome e aprimorar habilidades exigidas no cotidiano, como a memória”, destaca

Os livros, feitos de feltro e tecido, foram confeccionados à mão pelas alunas do “Curso de Artesanato”, oferecido pela Central de Voluntários, do Fundo Social de Solidariedade. A textura dos tecidos, as formas geométricas e os assuntos abordados despertam a autonomia e criatividade dos alunos.

Taciana Lefcadito Alvares, bibliotecária da Secretaria de Educação, ressalta a importância do acervo e diz que essa é uma estratégia para trazer um pouco da biblioteca às escolas. “O projeto introduz a educação literária na primeira infância com livros compostos de elementos lúdicos e sensoriais, e faz com que as crianças aprendam e desenvolvam habilidades cognitivas de maneira recreativa”, disse.

O projeto Livros Sensoriais se estende até abril de 2020. Cada escola participante receberá o acervo itinerante por uma semana, para que os professores coordenadores e monitores da rede possam utiliza-los em sala de aula.

Você pode gostar também

Limeira

Setor de máquinas e equipamentos cresce 15,1% em maio, diz Abimaq

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos cresceu 15,1% em maio em relação ao ano anterior e 4,7% na comparação com abril, totalizando R$ 7,2 bilhões de receita líquida total.

Limeira

MME prorroga prazo para habilitação em leilões de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) prorrogou hoje (10) o prazo de entrega dos documentos de empreendedores que desejam participar dos leilões de geração de energia A-1 e A-2,

Limeira

Prefeitura realiza reciclagem sobre procedimentos para poda de árvore

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, promoveu nesta sexta-feira (29) uma reciclagem sobre os procedimentos para poda de árvore. A capacitação, ministrada

Deixe seu comentário