Exposição “Arte às Escuras” mostra trabalhos realizados por cegos

Exposição “Arte às Escuras” mostra trabalhos realizados por cegos

O Galpão das Artes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mantém aberta ao público, até o próximo dia 22 de novembro, a exposição coletiva “Arte às Escuras”, que a artesã Núbia Pinheiro e seus alunos, cegos ou com alguma deficiência visual, prepararam reaproveitando resíduos, como linhas, flores, papel, bandejas de isopor, papelão e caixas de leite.

Segundo disse Núbia à Agência Brasil, a mostra é uma forma de incluir seus alunos na sociedade. A artesã integra um projeto do Serviço Social do Comércio (SESC), onde desenvolve essas atividades como arteterapia. “A maioria deles (alunos) perdeu a visão por conta do glaucoma, da diabetes, já adultos. Só tem dois alunos cegos desde o nascimento e dois têm baixa visão”.

Como a maioria dos 19 alunos de Núbia nunca teve contato anterior com arte, ela escolheu o balão como elemento principal da exposição para ser trabalhado em conjunto. “A gente começou a confeccionar os balões porque era uma forma mais simples de fazer as reuniões em grupo e de desenvolver essa atividade”. Depois de concluídas as peças, decidiram em conjunto partir para uma exposição onde pudessem mostrar o que podem fazer.

“As pessoas acham que o deficiente visual ou deficiente físico acaba ficando meio inutilizado. Então, uma forma de incluir eles na sociedade é mostrar que são capazes, sim”, afirmou Núbia.

Você pode gostar também

Limeira

Ruas próximas a Prefeitura serão interditadas nesta segunda, dois pontos de ônibus sofrerão alterações

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou por meio de nota que as ruas João Batista Gomes de Amorim e Santa Elisa, localizadas na Vila Esteves, serão interditadas nesta segunda (12)

Limeira

Aeroportos receberão reforços e postos de justificativa nas eleições

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou, hoje (4), que, durante o período eleitoral, vai reforçar o monitoramento nos 55 aeroportos que administra em todo o país. Além disso,

Limeira

Orquestra Sinfônica divulga concertos deste ano

Os concertos que compõem a Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) foram divulgados na tarde de hoje (19), em coletiva de imprensa. Este ano, em homenagem ao município,

Deixe seu comentário