Guia incentiva consumo de alimentos saudáveis típicos de cada região

Ministério da Saúde incentiva o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e hortaliçasArquivo/Agência Brasi

Ministério da Saúde incentiva o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e hortaliçasArquivo/Agência Brasi


O Governo Federal lançou o livro Alimentos Regionais Brasileiros, para incentivar o consumo de frutas e hortaliças. A publicação do Ministério da Saúde mostra pratos típicos de cada região do país e apresenta dicas de como cozinhá-los para obter alimentação de qualidade.

O guia também informa como comer e preparar as refeições e uma lista de possíveis substituições dos alimentos, destacando a diversidade da culinária brasileira.

Para a edição do livro, que revisa a versão de 2002, foram feitas seis oficinas culinárias, uma em cada região do país e duas no Nordeste. O foco foi o preparo de receitas contendo frutas, verduras e legumes disponíveis nas localidades e pratos tradicionais da cultura de cada região.

Dados do ministério mostram que um quarto dos brasileiros (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens, o consumo é ainda menor: 19,3% ante 28,3% entre as mulheres.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que dois terços dos óbitos registrados no país são provocados por doenças crônico-degenerativas que estão diretamente vinculados à ausência de uma alimentação saudável.

“Somos também aquilo que comemos, como comemos, com quem comemos”, disse Arthur Chioro. “O ministério faz um chamamento à sociedade pela valorização do alimento in natura e minimamente processado e pela valorização da culinária regional”, acrescentou.

Uma versão digital do guia pode ser encontrada no site do Ministério da Saúde.

Você pode gostar também

Saúde

Metade dos recém-nascidos não é amamentada na primeira hora de vida, diz Unicef

Aproximadamente 77 milhões de recém-nascidos não são amamentados na primeira hora de vida, deixando de receber nutrientes e anticorpos e sendo privados do contato corporal com suas mães, de acordo

Saúde

Patentes impedem redução de preços de tratamento da aids, diz relatório

Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostra que patentes farmacêuticas impedem a redução de preços dos tratamentos modernos de HIV, sigla em inglês do

Saúde

HOMECARD – Você merece saúde completa para sua família por apenas R$ 29,80 ao mês

Com o HOMECARD BENEFÍCIOS, você e seus familiares têm à disposição os melhores serviços: São médicos, clínicas, dentistas e laboratórios conveniados, com abrangência nacional; • Atendimento médico particular (sem carência,

Deixe seu comentário