Guia incentiva consumo de alimentos saudáveis típicos de cada região

Ministério da Saúde incentiva o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e hortaliçasArquivo/Agência Brasi

Ministério da Saúde incentiva o consumo de alimentos saudáveis, como frutas e hortaliçasArquivo/Agência Brasi


O Governo Federal lançou o livro Alimentos Regionais Brasileiros, para incentivar o consumo de frutas e hortaliças. A publicação do Ministério da Saúde mostra pratos típicos de cada região do país e apresenta dicas de como cozinhá-los para obter alimentação de qualidade.

O guia também informa como comer e preparar as refeições e uma lista de possíveis substituições dos alimentos, destacando a diversidade da culinária brasileira.

Para a edição do livro, que revisa a versão de 2002, foram feitas seis oficinas culinárias, uma em cada região do país e duas no Nordeste. O foco foi o preparo de receitas contendo frutas, verduras e legumes disponíveis nas localidades e pratos tradicionais da cultura de cada região.

Dados do ministério mostram que um quarto dos brasileiros (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens, o consumo é ainda menor: 19,3% ante 28,3% entre as mulheres.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que dois terços dos óbitos registrados no país são provocados por doenças crônico-degenerativas que estão diretamente vinculados à ausência de uma alimentação saudável.

“Somos também aquilo que comemos, como comemos, com quem comemos”, disse Arthur Chioro. “O ministério faz um chamamento à sociedade pela valorização do alimento in natura e minimamente processado e pela valorização da culinária regional”, acrescentou.

Uma versão digital do guia pode ser encontrada no site do Ministério da Saúde.

Você pode gostar também

Saúde

Coca, Pepsi e Ambev param de vender refrigerante a escola com menores de 12 anos

A Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil deixarão de vender refrigerantes às escolas com alunos de até 12 anos ou que tenha a maioria dos alunos nessa faixa

Saúde

Iracemápolis fará campanha de prevenção do Câncer de Boca

A Prefeitura de Iracemápolis irá promover entre os dias 30 de abril e 20 de maio, a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal com diagnóstico precoce e orientações sobre a

Saúde

Zika: OMS declara emergência internacional em saúde pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou hoje (1º) situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus Zika identificados

Deixe seu comentário