Inflação oficial é de 0,01% em junho, diz IBGE

Inflação oficial é de 0,01% em junho, diz IBGE

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,01% em junho deste ano.

Ela é inferior ao 0,13% de maio e ao 1,26% de junho do ano passado. É o menor percentual mensal desde novembro de 2018 (-0,21%).

Segundo dados divulgados hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula inflação de 2,23% no ano e de 3,37% em 12 meses.

As deflações (quedas de preços) de 0,25% dos alimentos e de 0,31% dos transportes foram os principais responsáveis por conter o IPCA em junho.

Entre os itens que mais influenciaram as quedas de preços dos alimentos estão as frutas (-6,14%) e o feijão-carioca (-14,8%).

No grupo de transportes, o principal impacto para a deflação veio dos combustíveis (-2,41%), com destaque para a queda de 2,04% no preço da gasolina.

Por outro lado, o aumento de 0,64% no custo de saúde e cuidados pessoais foi o que mais contribuiu para que o IPCA não fosse negativo em junho.

Você pode gostar também

Limeira

Vacina contra a gripe se esgota no primeiro dia em Limeira

O número de doses da vacina contra a gripe enviada a Limeira não foi suficiente para imunizar todos que compareceram neste sábado (30) aos postos de vacinação e a campanha

Limeira

Limeira fecha semestre com balança comercial positiva; exportações somam US$ 231 mi

As exportações das empresas de Limeira alcançaram saldo de 231 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano. Já no ano passado, no mesmo período, os valores somaram 217,5 milhões

Limeira

Medidas da prefeitura contra escorpiões são apresentadas na Câmara

A chefe de Divisão de Zoonoses da Prefeitura de Limeira, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, esteve na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira (10), onde apresentou as medidas de prevenção ao

Deixe seu comentário