Juiz catarinense determina o bloqueio do Facebook no Brasil por 24h

Um juiz de Santa Catarina determinou que a rede social Facebook seja retirada do ar por 24 horas em todo o país. A medida se deve a empresa desobedecer à ordem judicial de retirada de perfil falso.

A determinação do juiz eleitoral Renato Roberge, de Joinville (SC), se deve ao fato do Facebook recusar-se a remover do ar um perfil falso de Udo Döhler, candidato à prefeitura pelo PMDB. Consta ainda da decisão exigência de que a rede social entregue à justiça o IP do administrador do perfil em questão, chamado “Hugo Caduco”.

A legislação eleitoral proíbe a propaganda de cunho ofensivo, degradante ou que leve ao ridículo segundo o juiz, a página descumpre esse aspecto da lei, uma vez que faz citações nas quais fala que Udo teria “estudado ditatura militar na instituição GESTAPO”. Roberge ainda determina que o Facebook pague R$ 30 mil por dia de descumprimento da medida. Esse valor é a multa máxima prevista na lei e teria sido estabelecida em razão da rede social figurar-se como uma multinacional, que por ter muitos recursos, qualquer pena inferior não surtiria resultados.

A ordem já foi enviada para à Agência Nacional de Comunicação (Anatel), para que ela emita a ordem de bloqueio do Facebook às provedoras brasileiras de internet.


PARTICIPE

Quer saber tudo sobre Limeira e região? Mande um WhatsApp para o número (19) 99501-5532 e passe a receber as principais notícias e informações sobre a cidade através do aplicativo. Faça parte do Alô e convide seus amigos para participar também!




Você pode gostar também

Tecnologia

Dia 30 de junho terá um segundo a mais de duração

O dia 30 de junho terá um segundo a mais que os habituais 86.400 segundos. O motivo é que a rotação da Terra está mais lenta, de acordo com informações

Tecnologia

Diretor do WhatsApp diz que novo bloqueio do serviço é chocante

O diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum, disse hoje (19), em seu perfil no Facebook, que a empresa está trabalhando para restabelecer o serviço no Brasil. Ele reclamou da decisão

Tecnologia

Dia dos Namorados: ESET aponta seis golpes virtuais mais propagados nessa época do ano

Especialistas da empresa destacam que tende a crescer o número de ataques virtuais que utilizam essa data comemorativa para infectar os internautas Os cibercriminosos aproveitam datas comemorativas para disseminar golpes

Deixe seu comentário