Júri estudantil atua na formação de público; na quarta, será a vez dos representantes limeirenses no evento

Júri estudantil atua na formação de público; na quarta, será a vez dos representantes limeirenses no evento

Com olhares atentos e anotações rápidas, os adolescentes que fazem parte do júri estudantil acompanham os espetáculos adultos do XIII Festival Nacional de Teatro de Limeira. Este ano, o evento volta com a participação dos estudantes que são responsáveis por uma das avaliações para a premiação. A organização é assinada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.

Marcus Pessa compõe o júri e diz que se voluntariou para o cargo, pois viu uma oportunidade de investir na carreira de ator. “É legal fazer parte do júri porque podemos participar de uma cultura diversificada e abrir nossos horizontes quanto à empatia que o espetáculo desperta. Poder avaliar isso, além de muito importante, acrescenta ao meu currículo, já que quero seguir na área”, apontou.

Outro ponto ressaltado pelos estudantes foi a valorização do teatro diante de uma sociedade muito conectada. “É legal envolver os alunos, já que com a modernidade poucos lembram do teatro”, disse Pietra Menconi. “É importante os alunos terem esse contato com a cultura”, acrescentou Laura Pintarelli. Quando questionados sobre como avaliam essa experiência, Caroline Oliveira não mediu palavras ao dizer que será “uma experiência que jamais vamos esquecer”.

Os espetáculos seguem até o próximo dia 20 diversos espaços da cidade. Nesta quarta-feira (16), às 20h, o júri estudantil segue para o Teatro Vitória para realizar sua próxima avaliação. Desta vez o palco pertence ao Espaço Núcleo, que representa Limeira no Festival, com o espetáculo “Enquanto a Névoa não Passa”. A peça é intimista e voltada para o público a partir dos 14 anos.

Na quarta, aliás, o dia será de atividades intensas dentro do festival. No período da manhã, às 10h, o Teatro Nair Bello recebe o espetáculo infantil “O Quintal de Cora”, da Rabugentos Cia Teatral, de Sertãozinho – SP. E, às 14h, o CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado de Limeira), localizado no bairro Geada, recebe o teatro de rua “Super Tosco”, do Grupo de Circo e Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente – SP.

Confira a sinopse e detalhes de cada espetáculo:

Espetáculo Infantil: O Quintal de Cora

Quarta-feira, 16, às 10h – Teatro Nair Bello

A concepção veio ao encontro com o poema “Antiguidades”, de Cora Coralina, e sua história, na feitura e no desejo de se comer o bolo, com as personagens maravilhosas desse poema, vivendo o universo das crianças de todas as idades.

Uma menina que vive várias aventuras em um quintal repleto de grandes personagens e apenas um vilão que pensa em crescer e se transformar em adulto, perdendo assim a magia e alegria de viver cada instante como se fosse o último.

Uma montagem que exalta a saudade, palavra tão brasileira, a liberdade, em contraponto ao pesar do sentimento do medo, que representam homens, mulheres, crianças, brasileiros que buscam acima de tudo um quintal para brincar ou simplesmente ouvir as histórias da Vó Cora. As mais belas e fantásticas histórias.

Classificação: Livre

Grupo: Rabugentos Cia Teatral

Cidade: Sertãozinho – SP

Direção: Gilvan Balbino

Elenco: Rogéria Saiani, Claudia Toledo, Manoela de Carvalho e Fernanda Cometta

Teatro de Rua: Super Tosco

Quarta-feira, 16, às 14h – CEU

Super Rosco não tem segredo, o espetáculo é super pela supremacia do que se apresenta, é mais que o mais dos mais! Chega a ser heroico de tão super. Mas o super não vem sozinho, é pressuposto para nome composto, aí que vem o tosco. A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca. A grandiosidade do super aparece em espantosas acrobacias, habilidades, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e uma banda completa de um homem só, o maestro Nicochina. Tem muito mais: animal feroz, bambolês adestrados e artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo. (Obs.: Pensa num negócio tosco? Mal-acabado? Bagunçado? Sujo? Nuns artistas charlatões?). Essa é uma farra circense para rir e muito!

Classificação: Livre

Grupo: Grupo de Circo e teatro Rosa dos Ventos

Cidade: Presidente Prudente – SP

Direção: Coletiva

Elenco: Fernando Avila, Tiago Munhoz, Luis Valente e Robson Toma.

Espetáculo Adulto: Enquanto a Névoa não Passa

Quarta-feira, 16, às 20h – Teatro Vitória (Intimista 80 Lugares)

Paul Sheldon é um famoso escritor. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte névoa. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro, desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Isolado em um quarto, Annie inicia uma série de torturas e ameaças. Dois personagens perdidos em meio a névoa e o frio, em um inesperado reencontro.

Classificação: 14 anos

Grupo: Espaço Núcleo

Cidade: Limeira – SP

Direção: Jonatas Noguel

Elenco: Matheus Gonçalvez e Ana Júlia Nogueira

Você pode gostar também

Limeira

Previdência segue para fase final no plenário do Senado

Em votação simbólica, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (22) o relatório do senador Tasso Jereissati sobre as emendas de redação apresentadas durante a

Limeira

Governador lança duplicação da Limeira-E.Coelho e reforça parceria com prefeito

O governador Geraldo Alckmin visitou Limeira no início desta tarde para participar do lançamento das obras de duplicação da rodovia SP-147, no trecho que liga o município a Engenheiro Coelho

Limeira

“Doce Parque” é a nova atração do Pátio Limeira Shopping

Abrindo a temporada de férias, chega ao Pátio Limeira Shopping a nova atração “Doce Parque”, brinquedo infantil que traz o lúdico de forma acolhedora e divertida para a criançada no

Deixe seu comentário