Limeira perde mais de 2 mil vagas de emprego no primeiro semestre

Emprego

Procura por vagas no PAT aumenta 20% com a crise, mas a abertura de novas vagas é 51% menor. Foto: Daiane Lopes

Os setores da indústria e da construção civil são os que mais fecharam postos de trabalho no primeiro semestre de 2015. Segundo o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, a redução foi de 2.019 vagas, sendo que a indústria fechou 1.495 postos de trabalho e a construção civil fechou 715. O comércio também vem sentido a crise, e de acordo com balanço do Caged, 320 postos foram desativados.

Pesquisa realizada mensalmente pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, mostra uma queda de -5,68% no nível de emprego industrial na Diretoria Regional em Limeira, formada também pelas cidades de Cordeirópolis e Engenheiro Coelho. O resultado significa 2.150 postos de trabalho a menos. Apenas no mês de junho, a queda foi de aproximadamente 300 vagas.

Na opinião do diretor titular do CIESP Limeira, Wagner Zutin Furlan, a situação que antes preocupava, está ficando crítica: “Os números de nossa pesquisa tratam-se de uma amostragem feita pela entidade, não constam os empregos do comércio e serviços, por exemplo, o que deixaria o resultado de Limeira e nossa região muito pior”, declara.

Segundo o diretor, o cenário industrial não tem expectativas de melhora enquanto medidas eficazes não forem tomadas: “Passou da hora de o governo federal tomar uma atitude mais significativa, não apenas empurrando e escondendo o problema com ações paliativas, é preciso pulso forte num momento como este para que possamos reverter a situação a favor das indústrias, do emprego e do Brasil”, explica.

No Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, essa realidade é comprovada pelo aumento do número de trabalhadores que procuram uma vaga. De janeiro a junho deste ano, este número cresceu 20% se comparado ao mesmo período de 2014. De acordo com a coordenadora do posto, Bruna Ferrari, a atual crise econômica é a responsável pelo aumento.

Segundo ela, o número de admitidos até junho foi de 434, apenas 157 a menos que o mesmo período do ano passado, já que as vagas oferecidas também tiveram uma queda de 51%.

Você pode gostar também

Limeira

Normas da declaração do ITR são publicadas no Diário Oficial

A Receita Federal alterou as normas de apresentação da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Segundo o Fisco, a principal alteração refere-se a dispensa de obrigatoriedade de

Limeira

Prefeito entrega escritura para famílias de diversos bairros

O prefeito Mario Botion realizou, nesta quinta-feira (14/9), a entrega da escritura definitiva do terreno para 18 famílias dos bairros Ernesto Kuhl, Antônio Brigatto, José Cortez e Nova Conquista. O

Limeira

Prefeitura de Limeira realiza manutenção em campos de futebol

A Secretaria de Esporte e Lazer está realizando a manutenção dos campos de futebol localizados na Praça de Esportes Eduardo Basso (Gigantão), na Cecap; no Jardim Santa Adélia, na Rua

Deixe seu comentário