Limeira recebe encontro de secretários municipais de saúde

Limeira recebe encontro de secretários municipais de saúde

O prefeito Mario Botion participou nesta terça-feira (6) da abertura da 4ª Oficina de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, na Câmara de Limeira. O evento reuniu representantes de cidades da região, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério Público, visando a troca de experiência e a discussão de temas relativos à gestão do segmento, a partir dos referenciais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Botion destacou a importância da iniciativa e fez um alerta sobre o que considera um dos maiores problemas da área: a crescente judicialização da saúde. Segundo Botion, só no ano passado a compra judicializada de medicamentos e demais insumos consumiu R$ 8 milhões dos cofres municipais para atender 2 mil pessoas. “Há um descompasso entre cuidar melhor da saúde do grande volume de pessoas que dependem do setor público ou de uma pequena parcela da população. Essa é a oportunidade de levarmos ao Poder Judiciário outro entendimento sobre o assunto”, disse.

Agradecendo a escolha de Limeira para sediar o encontro, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, observou a responsabilidade dos gestores municipais frente a tendência de migração dos usuários dos planos privados de saúde para o SUS. “Estamos sempre de braços abertos para receber eventos como esse”, afirmou.

Já o secretário-chefe de Gabinete e secretário interino de Saúde, Edison Moreno Gil, afirmou que a gestão da saúde com foco na qualidade dos resultados é uma das questões primordiais do atual governo. Gil também destacou a contribuição de Botion na adoção de medidas que tragam a prosperidade a toda cidade. “Estamos aqui para trabalhar com seriedade”, comentou.

O atual diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS-10), Hamilton Antônio Bonilha de Moraes, parabenizou o alto nível dos temas a serem discutidos. Dentre eles: “Vigilância em Saúde”, com a dra. Brigina Kemp (Conselho de Secretários Municipais de Saúde/SP); “Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, com a dra. Alexandra Mariano Fidêncio Casarin (diretora do Grupo de Planejamento e Articulações de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde); e “Judicialização da Saúde”, com a dra. Paula Sue Siqueira (Coordenadora de Demandas Estratégicas do SUS/Secretaria Estadual de Saúde) e dr. Luiz Duarte de Oliveira, procurador do Estado e coordenador Judicial de Saúde Pública.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença dos vereadores Érika Tank, Lu Bogo e Estevão Nogueira, da prefeita de Mombuca, Maria Ruth Oliveira, que estava acompanhada do secretário de Saúde, Ivan Bianchi, do vice-prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, acompanhado do secretário de Saúde, Ivan Carvalho, dos secretários de Saúde dos municípios de Iracemápolis; Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes, Charqueada, Rio das Pedras, Santa Maria da Serra, Araras, Conchal e Leme, além de representantes das cidades de Rafard, Ipeúna, Santa Cruz da Conceição, São Pedro, Engenheiro Coelho, Cordeirópolis e Analândia.

Você pode gostar também

Limeira

Biblioteca de Limeira é selecionada para programa nacional

A Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz é uma das 92 selecionadas para o programa “Conecta Biblioteca” que estimula a transformação social, fornecendo formação continuada para funcionários. A realização

Limeira

Cruzamentos recebem radar de avanço de sinal

Radares de avanço de sinal começam a funcionar, a partir de 27 de junho, em dois cruzamentos da cidade (av. Agostinho Prada x rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira e rua

Limeira

Inédito no Estado de São Paulo, Botão do Pânico será lançado nesta segunda-feira em Limeira

A Prefeitura de Limeira e o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) realizarão na segunda-feira (16) o lançamento oficial do “Programa Priscila Munhoz”, mais conhecido como “Botão do Pânico”. O

Deixe seu comentário