Limeira recebe encontro de secretários municipais de saúde

Limeira recebe encontro de secretários municipais de saúde

O prefeito Mario Botion participou nesta terça-feira (6) da abertura da 4ª Oficina de Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, na Câmara de Limeira. O evento reuniu representantes de cidades da região, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério Público, visando a troca de experiência e a discussão de temas relativos à gestão do segmento, a partir dos referenciais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Botion destacou a importância da iniciativa e fez um alerta sobre o que considera um dos maiores problemas da área: a crescente judicialização da saúde. Segundo Botion, só no ano passado a compra judicializada de medicamentos e demais insumos consumiu R$ 8 milhões dos cofres municipais para atender 2 mil pessoas. “Há um descompasso entre cuidar melhor da saúde do grande volume de pessoas que dependem do setor público ou de uma pequena parcela da população. Essa é a oportunidade de levarmos ao Poder Judiciário outro entendimento sobre o assunto”, disse.

Agradecendo a escolha de Limeira para sediar o encontro, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, observou a responsabilidade dos gestores municipais frente a tendência de migração dos usuários dos planos privados de saúde para o SUS. “Estamos sempre de braços abertos para receber eventos como esse”, afirmou.

Já o secretário-chefe de Gabinete e secretário interino de Saúde, Edison Moreno Gil, afirmou que a gestão da saúde com foco na qualidade dos resultados é uma das questões primordiais do atual governo. Gil também destacou a contribuição de Botion na adoção de medidas que tragam a prosperidade a toda cidade. “Estamos aqui para trabalhar com seriedade”, comentou.

O atual diretor da Diretoria Regional de Saúde (DRS-10), Hamilton Antônio Bonilha de Moraes, parabenizou o alto nível dos temas a serem discutidos. Dentre eles: “Vigilância em Saúde”, com a dra. Brigina Kemp (Conselho de Secretários Municipais de Saúde/SP); “Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, com a dra. Alexandra Mariano Fidêncio Casarin (diretora do Grupo de Planejamento e Articulações de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde); e “Judicialização da Saúde”, com a dra. Paula Sue Siqueira (Coordenadora de Demandas Estratégicas do SUS/Secretaria Estadual de Saúde) e dr. Luiz Duarte de Oliveira, procurador do Estado e coordenador Judicial de Saúde Pública.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com a presença dos vereadores Érika Tank, Lu Bogo e Estevão Nogueira, da prefeita de Mombuca, Maria Ruth Oliveira, que estava acompanhada do secretário de Saúde, Ivan Bianchi, do vice-prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, acompanhado do secretário de Saúde, Ivan Carvalho, dos secretários de Saúde dos municípios de Iracemápolis; Corumbataí, Itirapina, Rio Claro, Santa Gertrudes, Charqueada, Rio das Pedras, Santa Maria da Serra, Araras, Conchal e Leme, além de representantes das cidades de Rafard, Ipeúna, Santa Cruz da Conceição, São Pedro, Engenheiro Coelho, Cordeirópolis e Analândia.

Você pode gostar também

Limeira

Confira as vias que serão interditadas em Limeira neste fim de semana

Em decorrência de eventos em Limeira algumas ruas da cidade serão interditadas entre os dias 14 e 17 de maio. Confira as datas, os horários e os locais das interdições:

Limeira

Bob Esponja chega ao Pátio Limeira Shopping

O Pátio Limeira Shopping recebe na Praça de Eventos neste domingo, 10, uma atração do Bob Esponja para crianças de 3 a 12 anos. O acesso ao evento, inédito no

Limeira

Seleção brasileira começa a se preparar para enfrentar a Costa Rica

Depois do empate com a Suíça, na estreia da Copa do Mundo da Rússia, a seleção brasileira começou os preparativos para a próxima partida, que será na sexta-feira (22), contra

Deixe seu comentário