LONDON CALLING – Cidades & Soluções no Reino Unido

LONDON CALLING – Cidades & Soluções no Reino Unido

(Londres, BR Press) – Foi com grande satisfação, alegria e, claro, muito orgulho quando finalmente vi um roteiro que produzi, com a colaboração e para a rede de Ciência e Inovação do UK Trade & Investment, órgão do governo britânico, se transformar num episódio inteiro do programa Cidades e Soluções, da Globonews, gravado no Reino Unido, em novembro de 2014. Ele foi ar ar nesta semana.

Intitulado “A mobilidade sustentável do Reino Unido”, o Cidades e Soluções – semanário sobre iniciativas sustentáveis urbanas de maior prestígio na televisão brasileira – mostrou-se o veículo perfeito para que alguns dos projetos mais interessantes em transporte público, inovação em energia e tecnologia urbanas fossem divulgados no Brasil.

Afinal, temos, nas grandes metrópoles e mesmo em cidades de pequeno e médio portes, tantos problemas nestas áreas que algumas das tecnologias como ônibus hídridos (elétricos e a diesel), veículos automatizados (sem motoristas), recursos hídricos e energias renováveis, parecem muito distante da dura realidade no Brasil.

Inspirador e possível
Mas não deixa de ser inspirador vivenciar e saber que são possíveis cidades inteligentes e absolutamente solucionadas, como Londres, onde mais de 25% da população usa a bicicleta para se locomover diariamente, e 92% da população usa (ótimo) transporte público, como Glasgow, capital escocesa que sedia o Institute for Future Cities, e Bristol, cidade a oeste da Inglaterra campeã em práticas sustentáveis.

Em plena crise econômica e com tanta corrupção pululando no cenário político-administrativo do Brasil, fica difícil acreditar que algumas das soluções britânicas exibidas no Cidades possam ganhar fôlego em terra brasilis. Mas elas estão lá, dando certo, e são passíves de serem aplicadas em outras partes do mundo. Basta vontade política das autoridades e consciência da população.

É claro que dinheiro também conta. Mas quem disse que os impostos no Brasil são muito menores do que os que se pagam no Reino Unido? A sensação que tivemos, ao visitar diversos centros de inovação urbana e entrevistar seus coordenadores e funcionários, é de comprometimento – algo que falta no Brasil, cultural e educacionalmente falando.

Na área de transporte público, por exemplo, nós, brasileiros, temos o direito e a obrigação de exigir soluções mais eficientes e sustentável. Enquanto em São Paulo, a ciclovia do prefeito Fernanda Haddad não tem começo, meio e acaba em nada, em Londres, planos audaciosos visam estimular, por exemplo, o uso da bicicleta por uma ciclovia flutuante de 13 km sobre o Rio Tâmisa.

Assista ao Cidades e Soluções no Reino Unido na íntegra neste sábado (23/05), às 20h30, e nesta segunda, às 4h05 da manhã, na Globonews, ou aqui a trechos do programa.

(Juliana Resende/BR Press)

FYI – London Calling começou como um boletim diário durante as Olimpíadas de Londres, para a BandNews FM. Virou coluna da jornalista Juliana Resende, com um pé lá e outro cá. Ouça aqui os boletins London Calling.

Você pode gostar também

Viagem

TripAdvisor anuncia o fim da venda de ingressos para atrações turísticas cruéis com os animais

A TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, anunciou que não venderá mais ingressos para algumas das atividades turísticas mais cruéis com os animais. Esta decisão acontece menos de

Viagem

Barceló Bávaro Beach Resort: um paraíso em Punta Cana

Com 2Km de praias paradisíacas, o Barceló Bávaro Beach Resort, localizado em Punta Cana, República Dominicana, oferece diversão para toda a família no Barceló Bávaro Palace Deluxe, que tem como

Viagem

Destino da Semana: conheça a privilegiada Santa Fé do Sul

Localizada estrategicamente no noroeste do Estado de São Paulo, o município de Santa Fé do Sul está a 624 km da capital. A chamada região dos Grandes Lagos é formada

Deixe seu comentário