LONDON CALLING – Cidades & Soluções no Reino Unido

LONDON CALLING – Cidades & Soluções no Reino Unido

(Londres, BR Press) – Foi com grande satisfação, alegria e, claro, muito orgulho quando finalmente vi um roteiro que produzi, com a colaboração e para a rede de Ciência e Inovação do UK Trade & Investment, órgão do governo britânico, se transformar num episódio inteiro do programa Cidades e Soluções, da Globonews, gravado no Reino Unido, em novembro de 2014. Ele foi ar ar nesta semana.

Intitulado “A mobilidade sustentável do Reino Unido”, o Cidades e Soluções – semanário sobre iniciativas sustentáveis urbanas de maior prestígio na televisão brasileira – mostrou-se o veículo perfeito para que alguns dos projetos mais interessantes em transporte público, inovação em energia e tecnologia urbanas fossem divulgados no Brasil.

Afinal, temos, nas grandes metrópoles e mesmo em cidades de pequeno e médio portes, tantos problemas nestas áreas que algumas das tecnologias como ônibus hídridos (elétricos e a diesel), veículos automatizados (sem motoristas), recursos hídricos e energias renováveis, parecem muito distante da dura realidade no Brasil.

Inspirador e possível
Mas não deixa de ser inspirador vivenciar e saber que são possíveis cidades inteligentes e absolutamente solucionadas, como Londres, onde mais de 25% da população usa a bicicleta para se locomover diariamente, e 92% da população usa (ótimo) transporte público, como Glasgow, capital escocesa que sedia o Institute for Future Cities, e Bristol, cidade a oeste da Inglaterra campeã em práticas sustentáveis.

Em plena crise econômica e com tanta corrupção pululando no cenário político-administrativo do Brasil, fica difícil acreditar que algumas das soluções britânicas exibidas no Cidades possam ganhar fôlego em terra brasilis. Mas elas estão lá, dando certo, e são passíves de serem aplicadas em outras partes do mundo. Basta vontade política das autoridades e consciência da população.

É claro que dinheiro também conta. Mas quem disse que os impostos no Brasil são muito menores do que os que se pagam no Reino Unido? A sensação que tivemos, ao visitar diversos centros de inovação urbana e entrevistar seus coordenadores e funcionários, é de comprometimento – algo que falta no Brasil, cultural e educacionalmente falando.

Na área de transporte público, por exemplo, nós, brasileiros, temos o direito e a obrigação de exigir soluções mais eficientes e sustentável. Enquanto em São Paulo, a ciclovia do prefeito Fernanda Haddad não tem começo, meio e acaba em nada, em Londres, planos audaciosos visam estimular, por exemplo, o uso da bicicleta por uma ciclovia flutuante de 13 km sobre o Rio Tâmisa.

Assista ao Cidades e Soluções no Reino Unido na íntegra neste sábado (23/05), às 20h30, e nesta segunda, às 4h05 da manhã, na Globonews, ou aqui a trechos do programa.

(Juliana Resende/BR Press)

FYI – London Calling começou como um boletim diário durante as Olimpíadas de Londres, para a BandNews FM. Virou coluna da jornalista Juliana Resende, com um pé lá e outro cá. Ouça aqui os boletins London Calling.

Você pode gostar também

Viagem

Espírito Santo: o estado de todos os climas

Por Max Gonçalves O Espírito Santo, com sua diversidade geográfica e climática, oferece destinos com temperaturas entre – 5º e 30º. Sua extensa costa oferece, da divisa com a Bahia

Viagem

Olhares do Brasil: Búzios

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou

Viagem

Olhares do Brasil: São Luis do Maranhão

[vc_row][vc_column][vc_column_text]São Luís é um município brasileiro e a Capital do Estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 16128 , tendo

Deixe seu comentário