Mostra une fotografia e poesia em narrativa simbólica do homem contemporâneo

Fotografia e poesia se unem em uma exposição que integra a programação da edição 2015 do Foto Rio, grande evento anual da arte fotográfica no Rio de Janeiro. A mostra Desordem, que será inaugurada na próxima sexta-feira (24), às 19h, no Espaço Cultural Ateliê da Imagem, apresenta 20 fotos da premiada artista gaúcha Fernanda Chemale, concebidas originalmente para o livro de poemas do mesmo nome, de autoria de Gisela Rodriguez.

Os poemas, que dialogam com as imagens da exposição, serão narrados na noite de abertura da exposição, que também marca o lançamento do livro. Para conceber as 20 cenas que ilustram a obra, Fernanda Chemale contou com uma equipe formada por figurinista, cenógrafo, maquiador e assistentes de direção e produção, além das 22 pessoas que posaram para as fotos, entre elas a própria poetisa, em Ophelia.

A poesia de Gisela Rodriguez propõe uma narrativa simbólica do homem contemporâneo, dentro de uma atmosfera de solidão e desordem. Já as imagens de Fernanda Chemale, por sua vez, mostram personagens que evocam um universo dramático, em contraponto ao cotidiano fragmentado da vida urbana.

Para o curador da exposição, Titus Riedl, “os olhares de Gisela e Fernanda sempre são acompanhados por um leve ar libertador, um elemento emblemático que parece ser uma compreensão do momento atual: dedicar-se ao seu mundo com paixão e ironia”.

Fotógrafa e artista visual, Fernanda Chemale tem feito exposições regulares nas principais capitais do país e tem obras nas coleções do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Museu do Homem do Nordeste. Gisela Rodriguez é também atriz, diretora teatral e roteirista de cinema, e lançou, no ano passado, o romance Entre a Neve e o Deserto.

A exposição é mais uma das dezenas da agenda do FotoRio 2015 (www.fotorio.fot.br), que se estende até o final de agosto em diversos espaços culturais da cidade. Na edição deste ano, grande parte das mostras tem como temática a própria cidade e seus moradores, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

Com entrada franca, Desordem fica em cartaz até 26 de setembro, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, eaos sábados, das 10h às 17h. O Ateliê da Imagem fica na Avenida Pasteur, 453, na Urca, zona sul do Rio.

Você pode gostar também

Variedades

Pesquisa revela que mulheres gastam 54% do salário com beleza e homens menos de 1%

O fato de as mulheres ainda receberem salários menores que os dos homens não é novidade – o estudo mais recente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) indica que a

Variedades

Famiglia Valduga conquista medalhas de ouro no Concurso Nacional de Bruxelas

A Famiglia Valduga comemora mais uma conquista. Com rótulos da Casa Valduga e Ponto Nero, o grupo conquistou quatro medalhas de ouro e grande ouro no Concurso Nacional de Bruxelas.

Variedades

FCA inaugura sala de cinema com programação gratuita e aberta ao público

[vc_row][vc_column][vc_column_text] A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp inaugura, no dia 27 de abril, próxima quarta-feira, o Cine Vagalume, sala de cinema com 117 lugares, programação semanal, gratuita e aberta

Deixe seu comentário