Novo parque urbano será chamado Bosque Maria Thereza

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O novo parque urbano que está sendo implantado na área do antigo zoológico receberá o nome Bosque Maria Thereza, que foi escolhido em votação popular pelo site e facebook da Prefeitura de Limeira no período de 8 a 29 de abril. O nome Maria Thereza recebeu 31,45% (662) dos votos, seguido da opção Cidade Jardim que ficou com 24,33% (512), Central com 22,52% (474 votos) e Tatuibi com 21,67% (456 votos).

Foram impactados pelas publicações no facebook 94.521 pessoas, sendo que 6.296 pessoas interagiram com a publicação curtido, comentando, compartilhando e assistindo o vídeo da campanha. Votaram 2.104 internautas.

A proposta inicial da consulta feita por meio do Facebook foi de levantar possíveis nomes para o parque, o que ocorreu de 8 a 14 de abril. Depois, entre as quatro opções mais votadas, os internautas escolheram a preferida.

“O parque, assim como outros equipamentos públicos pertencem à população, então nada mais justo que a comunidade escolhesse o nome mais representativo para o local. Trabalhamos sempre com a ideia de pertencimento, fortalecendo os vínculos entre comunidade e cidade, uma cidade viva e pulsante”, diz Paulo Hadich, prefeito de Limeira.

O nome Bosque Maria Thereza homenageia Maria Thereza Silveira de Barros Camargo (1894-1975) a primeira mulher que foi prefeita no Brasil, que também foi uma das duas primeiras deputadas estaduais do país eleita para a Constituinte de 1934. Além disso, foi mãe de sete filhos, ao ficar viúva assumiu a empresa Macchina S. Paulo, fundada pelo marido Trajano de Barros Camargo.

Maria Thereza nasceu em uma família de políticos em 12 de novembro de 1894. Ela era neta do primeiro presidente civil brasileiro, o ituano Prudente de Moraes Barros.

“A escolha é uma homenagem da população para uma mulher que dizia que seu partido era Limeira e que trabalhou para construir a cidade”, declara Luiz Eduardo Mesquita, secretário municipal de Comunicação Social.

História do parque
A área de 20 mil metros quadrados onde ficará o parque era o quintal da chácara do Palacete Tatuibi, onde morava Maria Thereza e sua família. Dizem que ela gostava de passear pelo local aos finais de tarde.

Lá existem árvores nativas e exóticas, lagos e uma nascente de água, que contribui para a vazão do Ribeirão Tatu, importante manancial da cidade. Um dos lagos teria sido construído pelo marido de Maria Thereza para homenageá-la. O trecho também tem espécies arbóreas importantes, como palmeira imperial, coqueiro-jerivá, pau-ferro, pau-brasil, mata-fome e mirindiba-rosa.

Maria Thereza doou a área à prefeitura que a transformou em zoológico em 1968. Em 2014, os animais transferidos para um novo zoológico, mais moderno e adequado em região menos urbanizada e com mais espaço físico.

Um projeto desenvolvido pelos técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo está transformando a área num parque urbano, que terá diversos equipamentos com pista de caminhada, orquidário, parque, lagos, lanchonete, banheiros e uma área pet. As intervenções estão sendo realizadas com recursos de medidas compensatórias oriundas da instalação de loteamentos na cidade.

“Atualmente estamos fazendo o calçamento para a pista de caminhada, além da colocação de guias”, informa o secretário de Urbanismo, Alex Rosa.

Você pode gostar também

Limeira

Publicado decreto que regulamenta o trabalho temporário

O decreto que regulamenta o trabalho temporário, e que trata a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (15).

Limeira

Bairro Geada passa a contar com mais uma linha de ônibus

As linhas 2 (Olga Veroni / Geada) e 12 (N. S. das Dores / Santa Eulália) passarão por alterações no trajeto a partir do dia 21 de março, próxima segunda-feira.

Limeira

Show com banda Quimbará encerra programação do evento neste domingo

Encerrando as atividades do XIII Festival Nacional de Teatro, organizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, a banda paulistana Quimbará se apresenta neste domingo (20), às

Deixe seu comentário