Paraguai pedirá que Brasil cancele concessão de refúgio a três homens

Paraguai pedirá que Brasil cancele concessão de refúgio a três homens

O governo do Paraguai vai pedir ao Brasil o cancelamento, a revogação e a cessação do estatuto de refugiado concedido a Juan Arrom, Anúncio Martí e Victor Colman. Os três foram processados pela Justiça paraguaia pelo sequestro de uma mulher há quase 18 anos.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Hugo Saguier, anunciou a decisão hoje (9) depois se de reunir com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez. Saguier que o Paraguai aguardava a posse do presidente Jair Bolsonaro para entrar com a solicitação. Amanhã (10) ele se encontrará em Brasília com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e entregará o pedido do governo paraguaio.

A concessão do estatuto de refugiado é dada pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança. “Verificou-se que os refugiados violaram as normas internas brasileiras”, afirmou o vice-chanceler.

Processo
Arrom, Martí e Colmán foram indiciados pelo sequestro de María Edith Bordón de Debernardi, mulher de um empresário paraguaio, em 2001. A mulher foi libertada, após pagamento de resgate, cerca de dois meses depois de ser capturada .

Arrom e Martí acusam policiais de torturá-los e cobram indenização do Estado paraguaio. O governo do Paraguai recorreu e houve interferência da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Em 7 de fevereiro, o Paraguai apresentará argumentos alegando que ambos são fugitivos da Justiça.

Você pode gostar também

Limeira

Senadores se preparam para inspecionar cárcere de Lula

Já estão em Curitiba, os senadores da comissão externa criada para verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos demais presos na sede da

Limeira

Prefeitura de Limeira e Unicamp realizam 1º Seminário de Políticas Públicas e Acolhimento Institucional

A Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Saúde e de Educação e do Ceprosom, juntamente com a Unicamp, promove na próxima segunda-feira (28), o 1º Seminário de Políticas

Limeira

Atores de “A Terra Prometida” estarão em Limeira neste sábado

Limeira recebe, neste sábado (17), dois atores consagrados da teledramaturgia brasileira, Nívea Stelmann e Guilherme Boury, que estiveram em “A Terra Prometida”. O espetáculo “Dedo Podre” acontece no Teatro Vitória,

Deixe seu comentário