Pequenos negócios tem até o dia 31 para aderir ao Simples Nacional

Pequenos negócios tem até o dia 31 para aderir ao Simples Nacional

O prazo para que os micro e pequenos empreendedores que foram excluídos do sistema de tributação Simples Nacional – regime que agrega em uma só tarifa impostos federais, estaduais e previdenciários – têm até o dia 31 de janeiro, sexta-feira, para regularizar pendências e aderir novamente ao modelo de tributação.

Para retornar ao sistema, empreendedores não podem ter débito com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Se o contribuinte tiver o pedido de reinclusão no Simples aprovado, a empresa será readmitida no regime com data retroativa a 1º de janeiro.

Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição municipal ou estadual, e desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ ). Para empresas abertas a partir de 1º de janeiro de 2020, o prazo de adesão é de 60 dias. Todo o processo de adesão é feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Simples Nacional.

O Simples agrega oito tributos de uma única vez, o que reduz os custos tributários e diminui a burocracia para a manutenção dos negócios. O devedor tem a opção de realizar o pagamento à vista, abater parte da dívida com créditos tributários ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

Segundo informações da Receita Federal, as principais irregularidades que levam à exclusão do Simples são a falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas nesse regime de tributação.

Você pode gostar também

Limeira

Praça do Cecap recebe ação de saúde

A unidade de saúde do bairro Cecap, ligada à Prefeitura de Limeira, promoveu nesta quinta-feira (8), das 9h às 11h, uma ação preventiva de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com realização

Limeira

Só Cacareco percorrerá 11 bairros esta semana

A Operação Só Cacareco, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizará coleta de materiais inservíveis nesta semana, de 19 a 23 de setembro, em vários bairros de Limeira. O

Limeira

Encontro aborda resultados e melhorias do Programa Mais Médicos

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (9), o Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Estiveram presentes médicos,

Deixe seu comentário