Petrobras assina acordo judicial de quase 3 bilhões de dólares nos EUA

Petrobras assina acordo judicial de quase 3 bilhões de dólares nos EUA

A Petrobras informou hoje (3), no Rio de Janeiro, que assinou um acordo para encerrar ação judicial de investidores contra a estatal, na corte federal de Nova York, nos Estados Unidos.

O acordo prevê o pagamento de 2,95 bilhões de dólares (quase R$ 10 bilhões) em três parcelas e ainda será submetido à apreciação de um magistrado norte-americano.

A ação coletiva contra a Petrobras foi proposta em 2014 por um escritório de advocacia americano em nome de investidores que compraram bônus da estatal entre 2010 e 2014. O escritório Wolf Popper LLP acusou a estatal de enganar investidores com informações falsas e ocultação do esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato.

Apesar de assinar o acordo, a estatal não reconhece culpa ou práticas irregulares e nega responsabilidade sobre o esquema de corrupção. De acordo com a nota divulgada à imprensa, a Petrobras se considera vítima do esquema e diz que continuará buscando as medidas legais contra os responsáveis pela corrupção, sejam indivíduos ou empresas.

Pagamento será feito em parcelas

Os 2,95 bilhões de dólares serão divididos em duas parcelas de 983 milhões e uma de 984 milhões de dólares. A primeira delas será paga em até dez dias depois da aprovação preliminar de um juiz americano.

A segunda, dez dias depois da aprovação final. A terceira está prevista para seis meses após a aprovação final ou 15 de janeiro de 2019 (o que vier por último).

O valor total do acordo será provisionado no balanço do quarto trimestre de 2017 da Petrobras. As partes pedirão à Suprema Corte dos Estados Unidos que adie, até a aprovação final do acordo, a decisão quanto à admissibilidade de recurso apresentado pela Petrobras, que estava prevista para esta sexta-feira (5).

Você pode gostar também

Limeira

Descarte irregular de 500 pneus de bicicleta mobiliza Prefeitura

Mais de 500 pneus de bicicleta descartados irregularmente na área rural de Limeira começaram a ser removidos pela prefeitura, nesta quarta-feira (2). Os pneus foram espalhados por um longo trecho

Limeira

Alunos participam de colheita da Horta Educativa

Os alunos da Emei Célio Sampaio, na Vila Camargo, participaram na sexta-feira (4) da colheita da Horta Educativa. O evento foi acompanhado pelos diretores, professores e pais. O projeto começou

Limeira

Prefeitura realiza plantio de mudas e inicia revitalização de quadra

O prefeito Mario Botion participou na manhã de ontem (22) do plantio de mudas de árvores em uma área verde, no Jardim Morro Branco. A iniciativa contou com a participação

Deixe seu comentário