PNAD Contínua: taxa de desocupação estável fecha trimestre em 11,6%

PNAD Contínua: taxa de desocupação estável fecha trimestre em 11,6%

A taxa de desocupação no país fechou o trimestre encerrado em outubro em 11,6%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O levantamento divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera desocupadas as pessoas que estão sem emprego, mas que buscaram efetivamente um trabalho nos 30 dias anteriores à coleta dos dados. De acordo com o levantamento, cerca de 12,4 milhões de pessoas compõem a população desocupada.

A Pnad Contínua foi realizada a partir de informações levantadas em visitas domiciliares a cerca de 211 mil casas em 3.464 municípios. De acordo com o resumo da pesquisa publicado no site do instituto, a taxa de desocupação “ficou estatisticamente estável tanto em relação ao trimestre de maio a julho de 2019 (11,8%) quanto em relação ao mesmo trimestre de 2018 (11,7%)”.

Em relação à população ocupada, na comparação com trimestre anterior, houve leve crescimento de 0,5%, o que representa aproximadamente mais 470 mil pessoas trabalhando. Entre agosto e outubro desse ano, 94,1 milhões de pessoas tiveram algum tipo de trabalho. Na comparação com o mesmo trimestre de 2018, a melhora foi de 1,6%.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, incluindo trabalhadores domésticos, também se manteve estável e fechou em 33,2 milhões. Também houve aumento de trabalhadores informais, que atingiram novo recorde na série histórica desde 2012. Estão trabalhando sem carteira assinada 11,9 milhões de pessoas. No mês passado, o IBGE também havia detectado um recorde na informalidade, que foi novamente superado.

A pesquisa também indica que 64,9 milhões de pessoas que não estão trabalhando, nem procurando trabalho. Este dado também revela estabilidade tanto em relação ao trimestre de maio a julho de 2019 quanto em relação ao mesmo trimestre de 2018.

Você pode gostar também

Limeira

Fachin envia recurso de Lula para plenário virtual do STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ao plenário virtual da Corte um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão em que ele

Limeira

Espaço Confeitaria Gourmet chega ao Pátio Limeira Shopping

O Pátio Limeira Shopping tem uma novidade especial para os fãs de doces! Entre os dias 22 a 24 de junho, o shopping recebe o Espaço Confeitaria Gourmet, com um

Limeira

Intervenção do transporte é prorrogada por 120 dias

Com base em relatório preparado pelo interventor do transporte coletivo de Limeira, o advogado Renato Pavanelli, o prefeito Mario Botion decidiu prorrogar a intervenção do serviço de transporte urbano de

Deixe seu comentário