Polícia Federal deflagra Operação Caixa Preta

A Polícia Federal deflagrou hoje (1) a Operação Caixa Preta, com o objetivo de identificar a conduta de integrantes de uma organização voltada à prática de fraudes contra a Caixa Econômica Federal.

A operação foi desencadeada com o cumprimento de 38 mandados expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, sendo 15 mandados de prisão temporária e 23 de busca e apreensão.

O grupo criminoso é formado por empregados da Caixa Econômica Federal, empresários, contadores e pessoas físicas que figuram como sócios-laranja de empresas de fachada, criadas para a obtenção de empréstimos fraudulentos ou destinatárias dos recursos.

As investigações mostram que a organização criminosa agia inicialmente aliciando pessoas para integrar o quadro societário de empresas de fachada. Na sequência, o grupo ocupava-se da elaboração da documentação falsa para instruir os pedidos de empréstimo.

As fraudes causaram um prejuízo à Caixa Econômica Federal superior a R$ 50 milhões.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, peculato, corrupções ativa e passiva, crime financeiro, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O nome Operação Caixa Preta é alusivo ao trabalho desenvolvido pela auditoria da Caixa Econômica Federal que, por meio do monitoramento e controle da regularidade dos contratos de empréstimos existentes, constatou fraudes em diversas operações de créditos relacionadas à mesma organização.




Você pode gostar também

Polícia

Polícia apreende 16 toneladas de maconha em Piracicaba

A Polícia Civil prendeu um motorista que transportava 16 toneladas de maconha escondidas em uma carga de milho na rodovia que liga Piracicaba a Charqueada. A droga teria como destino

Polícia

Ex-senador Luiz Estevão se entrega e está preso na Polícia Civil, em Brasília

O ex-senador Luiz Estevão já está no Departamento de Atividades Especiais da Polícia Civil do Distrito Federal (DF). Ele se entregou no início da manhã de hoje (8) aos policiais

Polícia

Homem é preso com anabolizantes em Limeira

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante pela DISE (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de Limeira nesta quinta-feira (25) no Parque Residencial Belinha Ometto. Em sua residência foram

Deixe seu comentário