Polícia Federal deflagra Operação Vício, a 30ª fase da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram nesta manhã (24) os trabalhos da 30ª fase da Operação Lava Jato.

A Operação Vício tem a participação de cerca de 50 policiais federais e dez servidores da Receita, que cumprem 28 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As investigações estão relacionadas ao esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras. “Trata-se da apreciação de vários contratos e correspondentes repasses de valores não devidos entre empresas contratantes da Petrobras, funcionários da estatal e agentes públicos e políticos”, diz nota divulgada pela PF.

Três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, principalmente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da estatal.

Aos investigados estão sendo atribuídos, entre outros, crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos.

O nome da operação está relacionado à “sistemática, repetida e aparentemente dependente prática de corrupção por determinados funcionários da estatal e agentes políticos que aparentam não atuar de outra forma senão por meio de atos lesivos ao Estado. O termo ainda remete à ideia de que setores do Estado precisam passar por um processo de desintoxicação do modo corrupto de contratar, presente não ação de seus representantes”, acrescenta a nota.

Em outro procedimento, estão sendo cumpridos mandados que buscam a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sondas.

Os presos e o material apreendido devem ser levados ainda hoje para a PF em Curitiba.

Mais informações serão dadas em entrevista coletiva, às 10h, no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.




Você pode gostar também

Polícia

Homens encapuzados roubam joalheria no Shopping Nações

Na noite de ontem (22), uma joalheria instalada no Shopping Nações Limeira foi roubada. Três homens encapuzados renderam o supervisor de segurança e um vigia do shopping que não reagiram

Polícia

Agentes da Fundação Casa mantém greve em Limeira

Os agentes da Fundação Casa de Limeira também aderiram à greve que já atinge 150 unidades no Estado de São Paulo desde sábado (7). Segundo o diretor do sindicato, Alan

Polícia

Criança morre ao bater em carro

Uma criança de 10 anos morreu no sábado (17) após colidir sua bicicleta em um carro no jardim Boa Esperança. Ele estava acompanhado de outro menino, de 13 anos. Os

Deixe seu comentário