Praça Coronel Flamínio e Centro Cultural são entregues à população

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Em clima de festa, a revitalização praça Coronel Flamínio Ferreira de Camargo foi entregue à população na tarde desta segunda-feira (27). Alunos de dança da Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes) e da Casa da Cultura realizaram apresentações, e a corporação musical Arthur Giambelli deu o tom do evento. Alunos da Emeief Profª. Clara Monzoni Lang e do Campl, o grupo da terceira idade Rosa Mística, e usuários da praça prestigiaram a reinauguração. Em um dos momentos mais marcantes da cerimônia, os presentes soltaram balões biodegradáveis, com sementes de árvores.

O prefeito Paulo Hadich e o vice-prefeito Antônio Carlos Lima também estiveram presentes. Hadich destacou que a praça já é do povo, e que o evento é uma entrega simbólica. “É com muito orgulho que nós revitalizamos para Limeira essa praça que foi negligenciada por tanto tempo”, disse. O secretário de Urbanismo, Alex Rosa, frisou que este é um momento de comemoração. “Conseguimos dar à praça e aos usuários a dignidade que merecem”, falou.

O vereador Wilson Cerqueira representou o Poder Legislativo e parabenizou a administração municipal. “A praça sempre foi um espaço popular, e renovada ela é sinônimo de qualidade de vida. Espero que a população se aproprie e desenvolva atividades culturais e reflexões neste espaço”, destacou. A vereadora Lu Bogo também prestigiou a cerimônia.

Secretários municipais, presidentes de autarquia, e a conselheira do Fundo Social de Solidariedade Denise Lima marcaram presença. O padre Benedito Rosa abençoou as novas instalações.

O que mudou
As obras no local tiveram início em março, com a promessa de valorização do pedestre. Foi feita a readequação das guias e sarjetas, substituição dos pisos, que está mais plano e absorve água, e eliminadas as alças exclusivas de ônibus, ampliando o espaço de circulação. O traçado dos canteiros foi redesenhado com o intuito de otimizar o fluxo dos usuários do espaço.As duas escadas estavam fora das normas técnicas, e passaram por adequações. O piso também receberá rota tátil para orientar deficientes visuais. Dona Ana Tereza de Melo, 64, e a filha Thais Melo, 32, elogiaram a nova praça. “Não enxergo muito bem, agora está mais fácil andar sem tropeçar”, falou a aposentada. Ela também afirmou que mora em Limeira desde que nasceu e nunca viu a praça tão bonita. “Espero que as pessoas conservem assim.” Thais conta que utiliza a praça para esperar ônibus com a mãe com muita frequência. “A revitalização foi muito bem feita, está com boa acessibilidade, com certeza está melhor.”

O novo paisagismo deu um toque especial e tornou o ambiente ainda mais agradável. A aposentada Djanira Gabriel, 54, aprovou as mudanças: “Ficou linda, muito melhor que antes; é muito importante para nós termos de volta essa praça”, disse. Além disso, novos modelos de pontos de ônibus foram instalados, com abrigos transparentes que protegem quem espera pelo transporte coletivo, sem competir com a beleza arquitetônica do prédio da antiga escola Coronel Flamínio. As bocas-de-lobo e semáforo foram reposicionados. O frentista José Freitas, 52, passa todos os dias pela praça e também está satisfeito com a revitalização. “Achei nota dez, estava precisando de uma cara nova”, falou.




Você pode gostar também

Limeira

Receita recebe Imposto de Renda de quem não entregou dentro do prazo

Os contribuintes que perderam o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2019 podem enviar o documento a partir de hoje (2). O contribuinte é

Limeira

Exposição Universo em Ação já pode ser visitada

O Salão Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho recebe até o dia 31 de janeiro, a exposição da artista plástica Lícia Simoneti, “Universo em Ação”. A

Limeira

Programa Mais Médicos tem 97,2% das vagas preenchidas

O Ministério da Saúde informou que 97,2% das vagas ofertadas em novo edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas. De acordo com a pasta, até as 12h de hoje (26),

Deixe seu comentário