Prefeito empossa conselheiros do IPML; instituto desenvolve várias ações

Prefeito empossa conselheiros do IPML; instituto desenvolve várias ações

O prefeito Mario Botion empossou no final da manhã desta quarta-feira (10) os membros de dois conselhos do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML). A solenidade aconteceu na sala de reuniões do gabinete do Edifício Prada. O superintendente do IPML, Edilson Merli, o vice-prefeito, Julio C. Pereira dos Santos, Dr. Julio, além de secretários municipais acompanharam o ato.

Tomaram posse os sete membros do Conselho de Administração (veja relação abaixo) e também os quatros membros do Conselho Fiscal (veja relação abaixo). Em ambos os casos, o mandato dos conselheiros será de três anos.

Segundo Merli, o Conselho de Administração é o órgão máximo do IPML. Entre as atribuições dos sete conselheiros estão adotar decisões técnicas e também promover a discussão e aprovação de políticas de investimentos estabelecidas pelo comitê de investimentos e pela diretoria executiva do IPML. Já o Conselho Fiscal cumpre a tarefa de controle interno do instituto, como o de fiscalização dos atos da diretoria e do Conselho de Administração.

Durante discurso, Merli mencionou que o IPML mantém atualmente 1023 aposentados e 349 pensionistas. O custo mensal com a folha de pagamento é de aproximadamente R$ 5 milhões. “Para manter esta folha em dia e o que vem pelo futuro, precisamos continuar com um regime de previdência de caráter contributivo e solidário”, afirma o superintendente do IPML. Para tanto, prossegue ele, é necessário que continue ocorrendo uma “justa e suportável contribuição do município, dos servidores efetivos ativos, dos inativos e pensionistas, sem o qual não há RPPS (regime próprio de previdência social) que sobreviva”.

Merli destacou a importância dos conselheiros no tocante à questão da luta pelo equilíbrio atuarial e financeiro das contas do instituto. Para ele, esses são componentes fundamentais para garantir a existência e a manutenção de um “sólido regime próprio de previdência social no município”.

AÇÕES

Na atual gestão, que está completando um ano, a diretoria executiva vem adotando inúmeras medidas para modernizar, fortalecer a independência e manter o equilíbrio do IPML. Merli menciou as ações realizadas. Dentre as quais, estão a futura contratação de empresa especializada em serviços técnicos de modernização e gestão pública; processo para locação de novo prédio para o IPML; criação de protocolo próprio no IPML; criação de um site institucional para o instituto e também o início de recadastramento dos inativos (aposentados e pensionistas).

O prefeito Mario Botion fez elogios a gestão do IPML que assumiu no início de seu governo, em janeiro de 2017. Ele destacou a responsabilidade dos conselheiros que estão tomando posse e defendeu a independência cada vez maior do IPML. Citou, por exemplo, a proposta de perícias médicas passarem a ser feitas diretamente pelo instituto e a locação de um novo prédio. “O espaço permitirá um trabalho melhor da diretoria, funcionários e dos conselheiros. Mas fundamentalmente garantirá um atendimento melhor para os segurados e também aos servidores ativos”, frisa.

Para Botion, o instituto e os conselheiros devem continuar balizando suas decisões em aspectos absolutamente técnicos.

Você pode gostar também

Limeira

Atleta ferido em incêndio tem melhora pulmonar e sedação é suspensa

O atleta Jonatha Cruz Ventura, 15 anos, que está internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, mostrou hoje (11) melhora nas

Limeira

Produção de veículos tem queda de 10% em março, mostra Anfavea

A produção de veículos montados no país foi de 240.546 unidades em março, queda de 10% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme divulgado hoje (4) pela

Limeira

Jovens que cumprem medida socioeducativa veem no Enem chance de mudar

Em todo o Brasil, 46.163 internos em centros de atendimento socioeducativo farão, nesta semana, o Exame Nacional do Ensino Médio para adultos que cumprem penas privativas de liberdade e jovens

Deixe seu comentário