Presidente do Senado defende que ANP regule preço do combustível

Presidente do Senado defende que ANP regule preço do combustível

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), defendeu hoje (12) que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) regule a formulação de preços do petróleo e seus derivados produzidos pela estatal Petrobras. O senador argumentou que a ANP, como se trata de uma agência reguladora, deveria participar das discussões sobre o preço dos combustíveis e atuar em favor de uma maior “previsibilidade” para o consumidor.

“Eu não posso aceitar que nós [parlamentares] criamos uma agência, sabatinamos pessoas [no Senado], colocamos nessa agência [a função] para ser agência reguladora de preços, principalmente na questão da Petrobras, que é um monopólio. Então [eu defendi] que efetivamente a agência tivesse uma participação efetiva nessa discussão”, afirmou, após se reunir com o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro.

De acordo com ele, é necessário que a ANP participe da formação dos preços porque os consumidores acabam sendo os mais prejudicados com as mudanças cotidianas dos valores que chegam no preço final da gasolina, do álcool e do óleo diesel. “Eu continuo dizendo que a Petrobras errou quando fez vários aumentos [consecutivos]. Inclusive citei para ele [Ivan Monteiro] que as bombas de abastecimento não estão interligadas com a bolsa de valores, variação do dólar. Portanto precisávamos ter previsibilidade”, defendeu, referindo-se à forma da empresa de reajustar os preços.

Segundo Eunício Oliveira, o presidente da Petrobras concordou com seus argumentos.

O presidente da estatal, Ivan Monteiro, disse que o assunto será discutido internamente, após as consultas externas à sociedade, dentro de um “novo contexto”.

“A Petrobras apoia a iniciativa liderada pela ANP de buscar uma discussão através de uma consulta pública e participará do processo de discussão por meio da consulta pública. A atuação da companhia é de natureza comercial. Tem vários combustíveis que têm reajustes com periodicidade diferente, e a gente vai avaliar dentro desse contexto. Por isso que é importante permitir que a ANP evolua na consulta pública, lembrando que a Petrobras atua para o atendimento de consumidores, no final temos consumidores”.

Você pode gostar também

Limeira

Alunos de escolas estaduais ficam sem merenda em Limeira

Escolas da rede estadual tiveram o serviço de merenda escolar suspenso nesta segunda-feira (12) em Limeira. A interrupção foi publicada no site da Diretoria Regional de Ensino e se deve

Limeira

Recadastramento para o transporte escolar começa dia 19

A Secretaria de Mobilidade Urbana, vai realizar a partir do dia 19 de fevereiro o recadastramento semestral para o transporte escolar. O procedimento será feito na Avenida Maestro Xixirri (atrás

Limeira

Aposentados e pensionistas tem até dia 29 para pedir remissão de IPTU

Aposentados e pensionistas que desejam pedir o benefício de remissão de 75% do IPTU exercício 2016, têm até dia 29 de abril para procurar o Setor de Rendas Imobiliárias, na

Deixe seu comentário