Profissionais de saúde de Limeira participam de seminário de prevenção à saúde da mulher

Foto: Adilson Silveira

Foto: Adilson Silveira


Sensibilizar os profissionais da rede de Limeira quanto aos métodos e ações de prevenção para a manutenção da saúde da mulher. Esse foi o objetivo do 1º Seminário de Prevenção à Saúde da Mulher, que ocorreu nesta terça-feira (24), e reuniu público de cerca de 150 pessoas. O tema do evento foi Garantia dos direitos da redução da morbimortalidade por causas evitáveis. Ao longo da manhã, foram ministradas três palestras.

O prefeito Paulo Hadich realizou a abertura do evento e frisou a necessidade de atuar de maneira forte na prevenção. “Conseguimos promover um salto de dez para 42 equipes de saúde da família e aumentar a resolutividade com o clínico geral em 75%”, disse. Segundo ele, esse trabalho impactou na redução da mortalidade infantil no município. “Chegamos a um índice preocupante de 12 mortes a cada mil nascimentos, e atualmente estamos em 8 e trabalhando para diminuir ainda mais.”

A necessidade de um olhar diferenciado para a saúde da mulher foi o ponto destacado pelo secretário de Saúde Alexandre Ferrari. “A saúde é um direito de todos, no entanto existem grupos especiais que exigem ações específicas”, frisou. Ele também falou que o seminário é um momento importante para refletir sobre o trabalho realizado. “Estamos diante de uma oportunidade para sair da nossa zona de conforto e realizar troca de experiências.” A enfermeira do Hospital Operária Humanitária, Gilda de Cássia Oliveira, parabenizou a iniciativa e desejou que os presentes aproveitassem cada momento, para levar ainda mais excelência ao atendimento à mulher.

Este encontro é promovido da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com Ceprosom, Procuradoria Especial da Mulher, Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, Santa Casa de Limeira, Hospital Unimed, Hospital Medical e Hospital Humanitária. Marcaram presença no seminário o provedor do Hospital Santa Casa de Limeira, José Roberto Pecinin, e o gestor médico do setor de obstetrícia da Medical, Alexandre Provinciatto.

A primeira palestra teve o tema Quem somos nós? O perfil da Mulher Limeirense, e foi ministrada pela assessora executiva da Secretaria de Gestão Estratégica, Kátia Cirelli. No segundo momento, a assistente social Maria Virgínia Righetti apresentou o tema Políticas de Proteção Social e as Interfaces de Gênero. A palestrante é especialista em saúde pública e diretora da Faculdade de Serviço Social da PUC de Campinas. O último tema do seminário foi Atenção Integral à Saúde da Mulher, ministrado por Maria Teresa Rosetti Massari. A palestrante é enfermeira e mestranda em saúde da mulher e da criança e apoiadora do Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo. Em seguida, foi aberto espaço para discussões.

Você pode gostar também

Limeira

Samu mantém programa de educação continuada

“Emergências Traumáticas” foi o tema de uma capacitação realizada ontem (20) pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do SAMU. Voltada aos funcionários que atuam na linha de frente do

Limeira

Prefeito e contabilistas definem agenda conjunta de trabalho

O prefeito Mario Botion se reuniu em seu gabinete com a diretoria e membros da Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira (ACEPL). O encontro, que ocorreu na

Limeira

Zoo realiza projeto em comemoração ao Dia do Índio

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, irá realizar nesta quarta-feira (19) atividades para comemorar o Dia do Índio. As ações fazem

Deixe seu comentário