Reforma da Praça do Museu prioriza o bem-estar e segurança do pedestre

IMG_0191phot
A Praça Coronel Flamínio Ferreira de Camargo, a conhecida Praça do Museu, vai ser também a praça do pedestre. Essa é a proposta do projeto de reforma que garantiu mais espaço para o usuário e segurança para o tráfego de ônibus, já que várias linhas têm pontos nas ruas Carlos Gomes e Tiradentes. Ponto tradicional da cidade, a Praça do Museu faz parte da história de vida dos limeirenses, que esperam com certa ansiedade e curiosidade pelo resultado das intervenções. A reforma deve ficar pronta no mês de junho.

“Eu espero que fique bonita, aliás, que vai ficar bonita sei que vai”, diz a auxiliar geral Paula Beckman, que reside no bairro dos Pires, mas todos os dias passa pela praça para ir ao trabalho e onde espera o ônibus para voltar para casa. “Aqui nesta árvore da praça tinha até macaquinhos que vinham pegar comida com a gente e, depois, se escondiam nos galhos”, disse ela apontado para uma árvore de grande porte que fica ao lado da rua Carlos Gomes.

Paula acompanha desde o início a reforma e tem algumas exigências para o local: cuidado com as árvores e melhorias no piso, o que já está previsto no projeto de reforma. O que ela não sabe é que os pontos de ônibus também serão melhorados, com abrigos transparentes que protegem quem espera pelo transporte coletivo, sem competir com a beleza arquitetônica do prédio da antiga escola Coronel Flamínio.

Frequentadora da Praça há oito anos, a doméstica Cláudia Pereira do Rego disse que o espaço é agradável por causa das árvores, sombras e banco, por isso espera que a reforma valorize o espaço para quem tem que usá-la diariamente. “Aqui tem muito movimento, venho todos os dias para pegar meu ônibus. Eu acho que a reforma vai deixar a praça mais bonita”, declara ela.

A diretora de projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Camila Moreno disse as passagens de ônibus foram incorporadas à praça e o raio da curva também foi ampliado para facilitar a virada de ônibus. As bocas-de-lobo e semáforo foram reposicionados. O piso está sendo trocado e intervenção no talude de canteiro na Rua 13 de Maio, que evitará que a água da chuva leve terra para o calçamento.

“Nós reordenamos as vagas de automóvel para valorizar o espaço para o pedestre, que é a prioridade da praça, além disso reformamos a escada principal da 13 de Maio e da esquina da Rua 13 de Maio com a rua Carlos Gomes, que estavam irregulares e quebradas por raízes de árvores”, disse Camila.

A arquiteta informou ainda que as duas escadas estavam fora das normas técnicas, por isso passaram por adequações. A banca de revistas e a barraca de lanches serão transferidas para dois quiosques padronizados e os ambulantes serão reposicionados no espaço onde atualmente está uma escada atrás do prédio do museu, que foi inutilizada para a colocação de um elevador. “A escada não faz parte do projeto original, por isso vamos demolir e usar o espaço para recolocar os ambulantes, que ficarão numa área mais sombreada”, declara a arquiteta.

O piso também receberá rota tátil para orientar deficientes visuais, além disso as guias, sarjetas e canteiros foram refeitos. Na esquina do Correio as calçadas tinham mais de 20 centímetros e foram refeitas. Serão plantadas mudas de árvores em espaços abertos com a reforma, priorizando espécies que geram sombras.

Comércio de Rua
IMG_0179phot Eraldo
Há 14 anos trabalhando na Praça Coronel Flamínio Ferreira de Camargo, o dono da banca de jornais Eraldo Alves Cordeiro, 63, disse que melhorias sempre são bem-vindas, especialmente no piso, que atualmente está danificado e irregular. Ao ser informado sobre a troca e uniformização do piso, ele se anima. “Acho que vai ficar bom.” A atual banca de Eraldo será transferida para um quiosque padronizado, que será instalado na face da rua Tiradentes.

Você pode gostar também

Limeira

Estação MasterChef Jr chega ao Pátio Limeira Shopping

De 29 de junho a 27 de julho, o Pátio Limeira Shopping preparou uma atividade inédita e muito especial para a diversão da garotada. O empreendimento traz pela primeira vez

Limeira

Contas externas registram saldo positivo pelo terceiro mês consecutivo

As contas externas brasileiras apresentaram resultado positivo pelo terceiro mês consecutivo. Em maio, houve superávit em transações correntes, que são compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de

Limeira

Recadastramento para o transporte escolar começa dia 19

A Secretaria de Mobilidade Urbana, vai realizar a partir do dia 19 de fevereiro o recadastramento semestral para o transporte escolar. O procedimento será feito na Avenida Maestro Xixirri (atrás

Deixe seu comentário