Sabesp lança aplicativo que informa níveis dos reservatórios da Grande São Paulo

Sabesp lança aplicativo que informa níveis dos reservatórios da Grande São Paulo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) lançou um aplicativo para informar à população sobre os níveis dos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo. Os usuários de tablets e celulares podem baixar gratuitamente o programa nas lojas virtuais que atendem o seu sistema operacional – Play Store para Android e App Store para iOS.

O conteúdo, atualizado diariamente às 9h, traz informações sobre a situação dos seis principais sistemas que abastecem a região metropolitana. São informados o volume disponível nas represas e o regime de chuvas nas áreas de abastecimento. Também são fornecidos gráficos comparativos dos níveis dos mananciais mês a mês nos últimos cinco anos.

Atualmente, os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo operam em normalidade. O Sistema Cantareira têm armazenado uma quantidade de água equivalente a 46,8% da capacidade total. O Alto Tietê tem exatamente o mesmo percentual de armazenagem, o Sistema Guarapiranga, 55,6%, o Alto Cotia, 83,2%, o Rio Grande, 79,6%, e o Rio Claro, 71,5%.

Crise hídrica

A situação é bem diferente da registrada no mesmo período de 2015, quando o Sistema Cantareira operava na reserva técnica, o chamado volume morto, em um nível que em relação ao patamar atual significaria -13,4%. O Alto Tietê, por sua vez, tinha à época armazenados apenas 13,9% da sua capacidade.

Foi somente no fim de 2015 que a região metropolitana superou o risco de colapso no abastecimento, com o Sistema Cantareira chegando a níveis acima do volume morto. Durante a crise hídrica foi adotado racionamento de água e parte dos consumidores atendidos pelo Cantareira passaram a ter o fornecimento redirecionado para outros sistemas.

Você pode gostar também

Cidades

Cinco mil CNHs irregulares são bloqueadas pelo Detran de SP

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) identificou e bloqueou cerca de cinco mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas de forma irregular em sete municípios do Estado:

Cidades

Mudanças no Plano Diretor reforçam política de Desenvolvimento

Propostas aprovadas nesta quarta-feira (21) pelo Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial Ambiental de Limeira (Complan) e que nas próximas semanas serão transformadas em projeto de lei a ser

Cidades

Feirão da Caixa começa sexta-feira e terá 228 mil imóveis

O Feirão Caixa da Casa Própria começa na próxima sexta-feira (26) e vai até 25 de junho em 14 cidades. No evento, considerado o maior do ramo imobiliário no país,

Deixe seu comentário