Santa Casa promove o dia Mundial do Rim

No Dia Mundial do Rim, a Santa Casa de Limeira em parceira com hospital Frei Galvão e o Pátio Shopping Limeira, realiza a campanha “Prevenção Renal começa na infância”, um dia de prevenção e conscientização sobre cuidados com o rim. A ação que ocorre dia 10 de março, das 10h às 14h, no piso térreo do empreendimento, próximo das escadas rolantes; tem como objetivo orientar e informar a população sobre a importância da prevenção da doença renal em todas as idades. No local, serão realizados gratuitamente aferição da pressão arterial e Dextro (teste de glicemia), atendimento social e orientações nutricionais e de enfermagem.

O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Neste ano, a data será comemorada em 10 de março, alertando a população de que a prevenção da Doença Renal começa na infância.

De acordo o médico nefrologista Dr. Enzo Casabona esta data é para chamar a atenção sobre a importância da saúde dos rins, para prevenção de lesões renais e intervenções precoces do nefrologista.

A santa Casa de Limeira atende hoje na unidade de diálise 147 pacientes, e no ano passado realizou 10 transplantes de rins. O médico destaca que as principais causas conhecidas de falência dos rins, são a hipertensão arterial e o Diabetes Melito.

O médico explica que o rim tem a função de filtrar e eliminar as impurezas do organismo, controlar o volume de liquido que saí do corpo e controlar a pretensão arterial e auxiliar na produção de glóbulos vermelhos.

Ele alerta que pessoas hipertensas e/ ou que tem diabetes devem visitar rotineiramente um médico nefrologista para um acompanhamento sistemático, realizar exames de prevenção como o de urina, dosagem de creatina. E aqueles que tem histórico familiar devem prevenir-se realizando os exames.

Você pode gostar também

Saúde

País perdeu mais de 23 mil leitos na rede pública em cinco anos, diz CFM

Em cinco anos, o Brasil perdeu 23.565 leitos de internação hospitalar na rede pública do país, de acordo com dados divulgados hoje (17) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre

Saúde

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, entenda malefícios do cigarro

O tabagismo é reconhecido como doença crônica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro,

Saúde

Tese associa relação entre carne vermelha bem passada e câncer

Os amantes de churrasco e de carne vermelha bem passada devem ficar alertas: uma tese de mestrado defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) sugere que o consumo da carne

Deixe seu comentário