Santa Casa promove o dia Mundial do Rim

No Dia Mundial do Rim, a Santa Casa de Limeira em parceira com hospital Frei Galvão e o Pátio Shopping Limeira, realiza a campanha “Prevenção Renal começa na infância”, um dia de prevenção e conscientização sobre cuidados com o rim. A ação que ocorre dia 10 de março, das 10h às 14h, no piso térreo do empreendimento, próximo das escadas rolantes; tem como objetivo orientar e informar a população sobre a importância da prevenção da doença renal em todas as idades. No local, serão realizados gratuitamente aferição da pressão arterial e Dextro (teste de glicemia), atendimento social e orientações nutricionais e de enfermagem.

O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Neste ano, a data será comemorada em 10 de março, alertando a população de que a prevenção da Doença Renal começa na infância.

De acordo o médico nefrologista Dr. Enzo Casabona esta data é para chamar a atenção sobre a importância da saúde dos rins, para prevenção de lesões renais e intervenções precoces do nefrologista.

A santa Casa de Limeira atende hoje na unidade de diálise 147 pacientes, e no ano passado realizou 10 transplantes de rins. O médico destaca que as principais causas conhecidas de falência dos rins, são a hipertensão arterial e o Diabetes Melito.

O médico explica que o rim tem a função de filtrar e eliminar as impurezas do organismo, controlar o volume de liquido que saí do corpo e controlar a pretensão arterial e auxiliar na produção de glóbulos vermelhos.

Ele alerta que pessoas hipertensas e/ ou que tem diabetes devem visitar rotineiramente um médico nefrologista para um acompanhamento sistemático, realizar exames de prevenção como o de urina, dosagem de creatina. E aqueles que tem histórico familiar devem prevenir-se realizando os exames.

Você pode gostar também

Saúde

Limeira confirma 5º morte por H1N1

A Secretaria de Saúde de Limeira, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta sexta-feira (3) a quinta morte por H1N1 em Limeira. Trata-se de uma mulher de 63 anos que

Saúde

Setembro Dourado: cura do câncer infantil chega a 70% dos casos com diagnóstico

O câncer infantil figura atualmente como a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência. Apesar disso,

Saúde

Endocrinologista alerta para aumento de casos de diabetes infantil

Chocolates, balas, pirulitos, refrigerantes e biscoitos recheados. Guloseimas como essas fazem parte da rotina das crianças. Contudo, o consumo excessivo de açúcar entre os pequeninos tem ocasionado no aumento significativo

Deixe seu comentário