Santa Casa promove o dia Mundial do Rim

No Dia Mundial do Rim, a Santa Casa de Limeira em parceira com hospital Frei Galvão e o Pátio Shopping Limeira, realiza a campanha “Prevenção Renal começa na infância”, um dia de prevenção e conscientização sobre cuidados com o rim. A ação que ocorre dia 10 de março, das 10h às 14h, no piso térreo do empreendimento, próximo das escadas rolantes; tem como objetivo orientar e informar a população sobre a importância da prevenção da doença renal em todas as idades. No local, serão realizados gratuitamente aferição da pressão arterial e Dextro (teste de glicemia), atendimento social e orientações nutricionais e de enfermagem.

O Dia Mundial do Rim (DMR) foi idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia em 2005 e é comemorado na segunda quinta-feira de março. Neste ano, a data será comemorada em 10 de março, alertando a população de que a prevenção da Doença Renal começa na infância.

De acordo o médico nefrologista Dr. Enzo Casabona esta data é para chamar a atenção sobre a importância da saúde dos rins, para prevenção de lesões renais e intervenções precoces do nefrologista.

A santa Casa de Limeira atende hoje na unidade de diálise 147 pacientes, e no ano passado realizou 10 transplantes de rins. O médico destaca que as principais causas conhecidas de falência dos rins, são a hipertensão arterial e o Diabetes Melito.

O médico explica que o rim tem a função de filtrar e eliminar as impurezas do organismo, controlar o volume de liquido que saí do corpo e controlar a pretensão arterial e auxiliar na produção de glóbulos vermelhos.

Ele alerta que pessoas hipertensas e/ ou que tem diabetes devem visitar rotineiramente um médico nefrologista para um acompanhamento sistemático, realizar exames de prevenção como o de urina, dosagem de creatina. E aqueles que tem histórico familiar devem prevenir-se realizando os exames.

Você pode gostar também

Saúde

Governo tem novos critérios para doação de sangue devido à febre amarela

Candidatos a doação de sangue que tiverem sido vacinados para o vírus da febre amarela devem aguardar quatro semanas, a partir da data da vacinação, para doar sangue. Já os

Saúde

O que nossas crianças estão comendo?

Alimentação industrializada pode reduzir QI das crianças Até os dois anos de idade, as crianças devem ter uma alimentação saudável e variada. De acordo com a nutricionista Patrícia Milaré, alguns

Saúde

Fiocruz aumenta liberação do Aedes com bactéria que reduz eficácia do mosquito

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) iniciou hoje (30), no Rio de Janeiro, uma nova fase de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor de doenças como a dengue, zika e chinkungunya)

Deixe seu comentário