Segurança é tema de reunião entre prefeitura e estudantes da Unicamp

face-unicamp

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Limeira reuniu-se nesta quarta-feira (13), com estudantes e representantes da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp para discutir a questão da segurança no campus. Durante o encontro, o secretário de Segurança, Maurício Miranda de Queiroz, informou que mantém duas viaturas para fazer a ronda no entorno da Unicamp, 24h por dia. Há, ainda, uma terceira viatura, que opera entre 18h e 24h.

O secretário destacou que recentemente reuniu-se com representantes das polícias Civil e Militar para tratar das estratégicas que vem sendo adotadas em relação à segurança naquela região e traçar o perfil dos crimes, como local e hora de incidência. “O serviço de inteligência da Polícia Civil está empenhado nas investigações”, comentou. Ele, ainda, esclareceu que pela atual Constituição, o policiamento ostensivo cabe à PM e os procedimentos de investigação, à Polícia Civil.

A colaboração dos estudantes na identificação de suspeitos também foi motivo de observação por parte do secretário. “É preciso que os estudantes formalizem os casos por meio de boletins de ocorrência e contatem a Guarda rapidamente em casos suspeitos, por meio do 153”, afirmou. Além disso, ele sugeriu que os estudantes divulguem para a comunidade os projetos desenvolvidos pelas 26 associações sociais que atuam dentro da Unicamp, no sentido de aumentar o ‘sentimento de pertencimento’ da população em relação à universidade.

Outro aspecto abordado pelo secretário foi a redução dos índices de criminalidade em Limeira. A taxa de homicídio por 100 mil habitantes caiu 50%, passando de 8,50 em 2013, para 4,18 em 2015. Já o índice de roubos por 100 mil habitantes apresentou redução de 15,31%, passando de 527,64 em 2013, para 446,87, em 2015.

Segundo a diretora de Marketing da Associação de Repúblicas de Limeira, a estudante de Gestão de Comércio Exterior da Unicamp, Kadine Ramos, de 24 anos, informou que os estudantes estão preocupados com a segurança na região e com os casos de assaltos a residências estudantis. Ela avaliou positivamente a reunião com a prefeitura e destacou que os estudantes precisam se aproximar mais do Conselho Municipal de Segurança. “A reunião foi esclarecedora para os alunos, ficamos sabendo da existência das três viaturas que fazem a ronda no entorno do campus e quais são os instrumentos que temos para combater a criminalidade”, disse.

Além dos estudantes, participaram da reunião o prof. dr. Washington Alves de Oliveira, que representa a FCA no Conseg, e o prof. dr. Álvaro de Oliveira D’Antona, diretor associado da FCA.

Você pode gostar também

Limeira

Prefeitura lança campanha “Minha Limeira Limpa”

“Minha Limeira Limpa” é o tema de uma campanha que a prefeitura lançou na terça-feira (1) com o objetivo de criar uma cultura em que cada morador seja responsável por

Limeira

Capacitação de servidores visa melhorias no atendimento ao público em Limeira

Servidores da Prefeitura de Limeira participaram nesta terça-feira (16), de uma capacitação de atendimento ao público promovida pela Secretaria de Administração, no Auditório Prada. A iniciativa teve como objetivo aperfeiçoar

Limeira

Teatro Vitória recebe A Bela e a Fera

O Teatro Vitória recebe um conto de fadas nos próximos dias 18 (segunda) e 19 (terça), às 20h. Trata-se do espetáculo “A Bela e a Fera”, realizado pela Estação da

Deixe seu comentário