STF liberta ex-deputado acusado de obstrução de Justiça

STF liberta ex-deputado acusado de obstrução de Justiça

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (6), por 4 votos a 0, libertar o ex-deputado Márcio Junqueira, de Roraima, que estava preso desde abril deste ano. Ele foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de tentar obstruir a Justiça.

Junqueira, no entanto, terá que usar uma tornozeleira eletrônica e não poderá deixar sua residência durante a noite.

De acordo com denúncia apresentada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, Junqueira teria tentado intimidar e depois comprar uma testemunha-chave em inquéritos da Lava Jato contra o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), também denunciados.

Junqueira foi preso com a justificativa de que poderia continuar a ameaçar a testemunha. Nesta terça, os ministros da Segunda Turma acataram os argumentos da defesa de que não seria mais possível que isso ocorresse, uma vez que a referida testemunha está sob proteção judicial.

O relator da denúncia de obstrução de Justiça, ministro Edson Fachin, votou para que ela seja aceita, tornando os três acusados réus, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista da ministra Cármen Lúcia. Ela não deu previsão de quando devolverá o caso.

A defesa de Ciro Nogueira alega que o Ministério Público Federal não foi capaz de individualizar nenhuma conduta do senador que pudesse ser considerada crime. Já a de Eduardo da Fonte afirma que não há crime de obstrução à Justiça, uma vez que a testemunha não comunicou à Polícia Federal intenção de modificar seu depoimento, mesmo argumento da defesa de Junqueira.

Você pode gostar também

Limeira

Limeira inicia capacitação do Botão do Pânico; inédito no Estado de São Paulo

Teve início nesta quarta-feira (27) a capacitação de servidores públicos para utilização do “Botão do Pânico” em mulheres vítimas da violência. A cidade é pioneira na implantação do sistema no

Limeira

Bosque Maria Thereza conquista os limeirenses

Toda a intensidade do verde, muita sombra e uma novíssima pista de caminhada transformaram o Bosque Maria Thereza em um dos principais pontos de lazer dos limeirenses. Inaugurado pela Prefeitura

Limeira

DF tem 31 mortes por dengue; casos suspeitos passam de 31 mil

Balanço sobre os números da dengue divulgado hoje (28) pelo Governo do Distrito Federal contabiliza 31 mortes na região em decorrência do surto da doença neste ano. De um total

Deixe seu comentário