TEA promove confraternização alusiva ao mês das crianças

TEA promove confraternização alusiva ao mês das crianças

O Núcleo de Saúde TEA (Transtorno do Espectro Autista) realizou nesta quinta-feira (19), uma confraternização, dentro do mês das crianças, voltada às pessoas atendidas, familiares e funcionários da unidade. A pedagoga Benedita Faustino Duarte, coordenadora do Núcleo, destacou que estes encontros proporcionam a integração familiar e social. “Estes momentos nos dão a oportunidade de desenvolver uma avaliação comportamental nos atendidos que vai muito além de apenas promover uma festa e, sim, proporcionar a integração entre os envolvidos”, destacou.

O TEA é uma equipe multidisciplinar formada por estimuladoras com formação em pedagogia, psicopedagogia e educação especial, fisioterapia, psicóloga e assistência social. O objetivo é favorecer o desenvolvimento das relações sociais e promover o estímulo à independência em AVD (Atividade de Vida Diária). São enfatizados os cuidados com a casa, familiares, ambiente familiar, limpeza adequada, vestuário, uso de transporte, equipamentos e outros.

A AVP (Atividade de Vida Prática) aborda cuidados pessoais, uso adequado de banheiros, preparo de refeição, postura ao se sentar à mesa e higiene pessoal. “São ações que favorecem a diminuição de comportamentos disruptivos”, acrescentou. As crianças diagnosticadas do TEA são encaminhadas ao Capsi (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil). No espaço, uma equipe multidisciplinar avalia, através do PTS (Plano terapêutico Singular) e, caso seja elegível, o encaminhamento é feito ao Núcleo Saúde TEA para intervenções adequadas à cada necessidade. “São atividades de estimulação da vida diária e de psicomotricidade que favorecem o desenvolvimento de habilidades e potencialidades”, concluiu a coordenadora.

Irene Cordeiro Polizeli (75), dona de casa, é mãe de Kleber Polizeli, de 33 anos, atendido pelo Núcleo desde os 8 anos de idade. Ela comentou sobre os benefícios que estes encontros trazem. “O aprendizado que nossos filhos adquirem aqui é muito valioso e importante, principalmente na convivência com as pessoas, aprende a ter limites na vivência em grupo”, afirmou.

Na confraternização , pipoca, cachorro quente, algodão doce, refrigerante, sorvete e ainda brinquedos como pula-pula, piscina de bolinha e trenzinho que circulou pela região do Núcleo que fica na rua João Machado Gomes, 525, Vila Claudia. O Núcleo de Saúde TEA atende atualmente 18 pessoas, com idade entre 5 e 40 anos, em dois períodos, das 8h às 12h e das 12h às 16h.

Você pode gostar também

Limeira

Conferência define prioridades para o próximo biênio em Limeira

Ampliar a descentralização na oferta dos serviços esportivos da criança ao idoso e pessoas com deficiência; realizar estudo sobre a operacionalidade da lei de incentivo fiscal e promover fóruns de

Limeira

Fachin rejeita mais um recurso em habeas corpus de Lula no STF

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao novo recurso contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia chegado à Corte nesta

Polícia

Quatro pessoas morrem em chacina em São Paulo

Quatro pessoas morreram em Pirituba, na zona norte de São Paulo, em três ataques ocorridos por volta das 3h30 da madrugada de domingo (7). Além dos mortos, duas pessoas ficaram

Deixe seu comentário