Técnicos removem árvore que ameaçava casas na Avenida Araras

Para solicitar o plantio de mudas o morador de Limeira pode ligar para o 156.  Foto: Adilson Silveira

Para solicitar o plantio de mudas o morador de Limeira pode ligar para o 156.
Foto: Adilson Silveira

Uma árvore de aproximadamente 20 metros foi removida da calçada da avenida Araras, altura do cruzamento com a rua Palmeira na Vila Glória, na sexta-feira (19). Trata-se de uma canafístula (Albizia inundata) que ameaçava cair por causa da instabilidade das raízes, inclinação excessiva e da podridão do tronco.

As condições precárias da árvore foram detectadas por meio de avaliação técnica e tomografia. A árvore preocupava moradores da região, como a cabeleireira Andréia Fagoti, 49, que tem um salão de beleza na esquina do cruzamento, exatamente no raio de alcance da copa.

“Aqui é meu local de trabalho e a queda daquela árvore causaria muitos problemas para mim e para o proprietário”, afirma a cabeleireira.

Andréia defende que a canafístula seja substituída por uma muda de outra espécie, porque as árvores no passeio são importantes para dar sombra e embelezar a cidade.

O diretor de Licenciamento e Fiscalização, Praças e Jardins, Rogério Mesquita explicou que os pedidos de podas de árvores devem ser feitos pelo telefone 156. Já os casos de pedidos de supressão de árvores devem ser protocolados na Prefeitura, que iniciará um processo administrativo para avaliar tecnicamente o caso.

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente vai ao local verificar as condições fitossanitárias da árvore e, caso necessário, realiza uma tomografia da planta. Entre as medidas que podem ser tomadas pelos técnicos estão a poda, o conserto da calçada e a remoção.

A retirada da árvore dará segurança do tráfego de veículos na Avenida Araras, que tem mão dupla de direção, segundo o aposentado José Carlos Sorg, 73, que mora em frente ao local. Ele contou que vários caminhões tipo baú já bateram na árvore, o que ao longo do tempo provocou sua instabilidade.

Legislação – As árvores são bens públicos mantidas sob proteção de legislação específica, por isso a retirada irregular ou mesmo a poda são crimes ambientais. A multa pode chegar a 50 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o equivalente a R$ 1.117,50.

ARBORIZAÇÃO
Para solicitar o plantio de mudas o morador de Limeira pode ligar para o 156. Além disso, todos munícipes podem retirar gratuitamente cinco mudas de árvores nativas por mês, no Viveiro do Horto Florestal, localizado na via Jurandir Paixão de Campos Freire, km 3,5. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h.

Recentemente foi inaugurado o Viveiro Municipal Ornamental de Limeira. Localizado em uma área de 15 mil metros quadrados, na marginal Eng. Antônio Eugênio Lucato, o espaço é dedicado à produção de mudas de espécies exóticas e nativas. A capacidade de produção do viveiro é de 1.500 a 2.000 mudas por mês.

Escrito por: Alessandra Morgado
Foto: Adilson Silveira

Você pode gostar também

Limeira

Prédio da biblioteca passa por manutenção em Limeira

A Prefeitura de Limeira deve concluir na próxima semana a manutenção no prédio que abriga a Biblioteca Municipal e o Centro de Ciências, no Parque da Cidade. O trabalho prevê

Limeira

Centro comunitário Parque Hipólito é entregue à população

Em clima de festa, os moradores do Parque Hipólito prestigiaram a reinauguração do centro comunitário do bairro. O espaço foi todo remodelado, de forma a possibilitar atividades voltadas para toda

Limeira

Fundo Social e Ceprosom ofertam mais de mil vagas em seis meses

O Fundo Social de Solidariedade de Limeira e o Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) ofertaram 1.036 vagas de cursos de qualificação gratuitas nos últimos seis meses. Nesta semana, aconteceram

Deixe seu comentário