Veja como manter a imunidade alta no tempo frio

Gripes, resfriados e alergias tendem a aumentar nesta época do ano. O alerta é do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas. Aspectos como a baixa umidade do ar, as alterações de temperatura durante o dia e as aglomerações de pessoas em ambientes fechados facilitam o contágio por vírus e aumentam o número de casos de inflamações das vias respiratórias e alergias.

Sintomas
De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, apesar da gripe e do resfriado apresentarem sintomas semelhantes, são provocados por vírus distintos e devem receber o diagnóstico e tratamentos adequados.

O resfriado tem sintomas mais leves, como corisa e leves dores no corpo e permanece no organismo por no máximo três dias. Já a gripe exige mais atenção, pois aparece de forma mais agressiva e prolongada, manifestando-se por febre, fortes dores no corpo, tosse seca e falta de ar.

Como evitar
Beber bastante líquido é essencial para o combate à infecção. Além disso, uma alimentação balanceada, exercícios físicos e manter o sono em dia são fatores que ajudam a manter a imunidade em alta.

O especialista salienta a importância de beber bastante água e se ater aos sintomas. “É muito importante observar os primeiros sintomas e procurar auxílio profissional imediato para evitar que um simples resfriado possa se tornar uma pneumonia ou algo mais grave”, diz ele, lembrando que a automedicação deve ser evitada.




04-02-14-resfriado




Você pode gostar também

Saúde

Guia incentiva consumo de alimentos saudáveis típicos de cada região

O Governo Federal lançou o livro Alimentos Regionais Brasileiros, para incentivar o consumo de frutas e hortaliças. A publicação do Ministério da Saúde mostra pratos típicos de cada região do

Saúde

Anvisa proíbe venda de emagrecedores fitoterápicos clandestinos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quinta-feira (2) a comercialização dos emagrecedores Phytoemagry, Natu Diet e Natural Dieta. Segundo a agência, os fitoterápicos são clandestinos, ou seja,

Saúde

Casos de doenças cardíacas e mortalidade cardiovascular aumentam no inverno

O inverno está associado ao aumento dos casos de doenças cardíacas e da mortalidade cardiovascular, alerta o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Claudio

Deixe seu comentário