Veja como manter a imunidade alta no tempo frio

Gripes, resfriados e alergias tendem a aumentar nesta época do ano. O alerta é do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas. Aspectos como a baixa umidade do ar, as alterações de temperatura durante o dia e as aglomerações de pessoas em ambientes fechados facilitam o contágio por vírus e aumentam o número de casos de inflamações das vias respiratórias e alergias.

Sintomas
De acordo com o infectologista Ralcyon Teixeira, apesar da gripe e do resfriado apresentarem sintomas semelhantes, são provocados por vírus distintos e devem receber o diagnóstico e tratamentos adequados.

O resfriado tem sintomas mais leves, como corisa e leves dores no corpo e permanece no organismo por no máximo três dias. Já a gripe exige mais atenção, pois aparece de forma mais agressiva e prolongada, manifestando-se por febre, fortes dores no corpo, tosse seca e falta de ar.

Como evitar
Beber bastante líquido é essencial para o combate à infecção. Além disso, uma alimentação balanceada, exercícios físicos e manter o sono em dia são fatores que ajudam a manter a imunidade em alta.

O especialista salienta a importância de beber bastante água e se ater aos sintomas. “É muito importante observar os primeiros sintomas e procurar auxílio profissional imediato para evitar que um simples resfriado possa se tornar uma pneumonia ou algo mais grave”, diz ele, lembrando que a automedicação deve ser evitada.




04-02-14-resfriado




Você pode gostar também

Saúde

8 coisas que você precisa saber sobre o teste de HIV

1 – O teste rápido de HIV não dói. O teste rápido para HIV é praticamente indolor. Ele pode ser feito, inclusive, com fluído oral, em vez de sangue, em

Saúde

O conceituado médico anestesista de São Paulo, Dr Juliano Rodrigues, agora faz parte da Assessoria Dionatan Hobs

Após longos anos de estudos, um garoto que saiu do interior e foi morar em cidade grande, realizou seu sonho na graduação de medicina no estado do RJ. Daí resolveu

Saúde

Anvisa proíbe divulgação de produto à base de Mutamba que promete cura da aids

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, hoje (26), a divulgação de produto feito à base da planta Mutamba, com a promessa falsa de cura da Aids/HIV. A decisão

Deixe seu comentário