Neste sábado (08), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, realizou a formatura de mil novos Guardas Municipais da 3ª Classe. Esses agentes integrarão as turmas 67, 68, 69 e 70 de 2023 da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A solenidade ocorreu no Anhembi e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes.
O objetivo dessas contratações é fortalecer ainda mais a segurança na capital paulista. Com a adição desses mil novos guardas, o efetivo total da Guarda Civil Metropolitana se aproximará de sete mil integrantes. Além disso, o prefeito destacou que outros 500 guardas entrarão para a academia em breve. O investimento na segurança pública também inclui a troca de veículos, armamentos e equipamentos da GCM.
A partir de segunda-feira (10), a cidade de São Paulo já contará com o reforço desses novos GCMs nas ruas. Eles estarão aptos a exercer suas funções, contribuindo para a proteção de pessoas, bens, serviços e instalações municipais. Além disso, terão um papel efetivo na prevenção e redução da violência, da criminalidade e dos desastres naturais na capital.
A secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, ressaltou que essa contratação é uma conquista histórica para a Guarda Civil Metropolitana e para a cidade de São Paulo. Esses novos agentes representam um reforço significativo para as ações já realizadas pela instituição.
Dos mil formandos, cerca de 400 agentes serão direcionados para a região Central da cidade, fortalecendo as operações já em andamento pela administração municipal.
A formanda Ana Carine de Araújo Santos, primeira a tomar posse do concurso, expressou sua emoção ao ser aprovada. Ela destacou a importância do concurso inclusivo, que não faz distinção de gênero. Ana ressaltou a jornada incrível que vivenciou ao lado de profissionais experientes e o orgulho de fazer parte dessa gloriosa instituição.
Essa contratação dos novos integrantes da Guarda Civil Metropolitana faz parte do Programa de Metas (2021-2024) da Prefeitura de São Paulo, com foco no eixo temático “SP Segura e Bem Cuidada” (Meta 27). O programa prevê a contratação de mil novos GCMs.
O concurso público para a Guarda Civil Metropolitana – 3ª Classe foi marcado pela inclusão, não fazendo distinção de gênero. O período de inscrições ocorreu de 1º de abril a 4 de maio de 2022 e contou com quatro etapas: redação, prova objetiva, avaliação psicológica e prova de aptidão física. Foram oferecidas mil vagas, sendo 750 para ampla concorrência, 200 para candidatos negros e afrodescendentes e 50 para pessoas com deficiência.
O curso para os novos agentes teve duração de seis meses e totalizou 640 horas-aula. Na Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), os agentes receberam uma formação teórica e prática, com foco no policiamento preventivo e comunitário dos espaços públicos da cidade de São Paulo, sempre pautada nos princípios e garantias dos Direitos Humanos, que são pilares institucionais da GCM.
A Prefeitura de São Paulo tem investido em ações e programas para fortalecer a segurança urbana. Além da formação dos novos agentes, foram adquiridos e entregues novos equipamentos, como veículos e armamentos. A renovação da frota de viaturas e motocicletas visa melhorar o atendimento ao cidadão. Além disso, são promovidos constantemente cursos de aperfeiçoamento para qualificação profissional dos guardas.
Outra iniciativa importante é o Programa Smart Sampa, que tem como objetivo instalar 20 mil câmeras na cidade até 2024, em integração com diversos órgãos, como CET, SAMU, Polícia Militar e Polícia Civil. Além disso, o Programa Dronepol auxilia nas operações da Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões em áreas ambientais e locais com grande aglomeração de pessoas, além de auxiliar no combate à criminalidade.